quarta-feira, 20 de julho de 2011

Alteração na lei permite que alunos não assistam aula de religião no Peru

O Congresso do Peru aprovou na quarta-feria uma alteração na legislação nacional que muda a Lei da Liberdade Religiosa no país. Pela mudança, desde que haja solicitação dos pais, as crianças terão o direito de não frequentar as aulas de religião nas escolas públicas e privadas do país.

A norma, apresentada pelo governo, foi aprovada na comissão permanente do Parlamento com 18 votos a favor, dois contra e uma abstenção. De acordo com o texto, os alunos estarão dispensados das aulas de religião "por motivos de consciência ou em razão das suas convicções religiosas".

Pela mudança na lei, ficou determinado ainda que as escolas definam um currículo "não baseado em valores ou princípios religiosos em todos os níveis de ensino". No Peru, dos 28,6 milhões de habitantes cerca de 98% declaram-se cristãos, dos quais 92% são católicos.

No próximo dia 28, o nacionalista Ollanta Humala assume a Presidência do Peru. Ele enfrentou uma disputa acirrada com a conservadora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000).


Fonte: Terra com informações da agência Lusa
---------------------------------------------