quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Espiritualidade traz benefícios diferentes para homens e mulheres doentes

A espiritualidade melhora a saúde tanto de homens quanto de mulheres que enfrentam algum tipo de doença crônica. Entretanto, cultivar o lado espiritual afeta os gêneros de maneira diferente, como mostra estudo publicado na revista Journal of Religion, Disability & Health.

Ter uma religião ou crença traz bons resultados para a saúde mental das mulheres, enquanto que, para os homens, a melhora também se reflete na saúde física.

Diversos estudos já haviam mostrado os efeitos positivos da espiritualidade para a saúde. Um deles, realizado pela Universidade de Wisconsin-Madison, descobriu que preces e orações são uma forma positiva de distração e uma maneira de as pessoas lidarem com situações difíceis, como doenças.

Esta nova descoberta reafirma a ideia de que uma crença espiritual pode ajudar a lidar com as consequências negativas de uma doença. É o que acredita Stephanie Reid-Arndt, pesquisadora da Universidade de Missouri.

A autora do estudo e sua equipe, para aprofundar as análises sobre a relação entre religião e saúde, analisaram o papel de cada gênero na hora de usar a espiritualidade ou religião para lidar com doenças e deficiências, como derrame, leucemia ou lesões cerebrais.

Os pesquisadores recrutaram 168 pessoas, com idades a partir de 18 anos, que estavam doentes. Destes, 61 tinham danos cerebrais, 32 eram vítimas de derrame, 25 apresentavam danos na medula e 25 tinham câncer. Os outros 25 que também foram analisados eram familiares que estavam fazendo exames de rotina com o médico.

Depois de analisarem o nível de espiritualidade dos participantes, os pesquisadores mediram o grau de saúde mental e física por meio de um questionário.

Para as mulheres, uma melhora na saúde mental foi associada a ritos espirituais diários, como praticar o perdão e usar suas crenças religiosas para resolver problemas. Acreditar e amar “alguém superior” também foi considerado positivo, segundo os pesquisadores.

Os homens, por sua vez, se beneficiam mais do suporte social que encontram em grupos religiosos, como congregações, intervenções espirituais e assistências a hospitais.


Fonte: UOL
----------