quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Arqueólogo afirma ter descoberto restos da igreja protestante mais antiga dos EUA, onde Pocahontas teria se casado

Um arqueólogo afirma ter descoberto os restos da igreja protestante mais antiga dos Estados Unidos, onde teria se casado, em 1614, a princesa indígena popularizada pelo filme de Walt Disney, Pocahontas.

"Esta foi a primeira igreja" protestante das dezenas de milhares que existem, atualmente, nos Estados Unidos, usada entre 1608 e 1616, explicou à AFP William Kelso, chefe do sítio arqueológico de Jamestown, Virgínia, no sudeste de Washington DC. Aqui, "em abril de 1614, casou-se, com um colono inglês, a princesa indígena Pocahontas, filha predileta do chefe Powhatan", disse Kelso.

Na região, perto do rio James, cem homens desembarcaram no dia 14 de maio de 1607, com a missão de fundar a primeira colônia inglesa na América.

A zona, cuidadosamente escavada, revelou grandes fundações, de dois metros de profundidade, de onde se elevavam pilares, assim como restos de quatro túmulos.

Segundo especialistas, outras duas igrejas protestantes foram construídas, mais ou menos na mesma época, nos Estados Unidos, mas não ficou nenhum vestígio delas, tendo sido também encontrados restos de uma igreja católica na Flórida (sudeste), mas Kelso está certo de que a de Jamestown é a mais antiga. "A religião desempenhou um papel importante" na comunidade, disse ele, perto do rio onde pequenas bandeiras marcam o contorno do que foi o edifício. Os colonos "trabalharam muito na construção desta grande igreja, e chegou a ser muito importante para a colônia".

Levando em conta o tamanho das bases dos pilares de madeira, Kelso disse que o templo era capaz de suportar o telhado pesado do edifício, construído com a técnica de "mud and stud" (barro e madeira).

De acordo com descrições da igreja registradas em documentos do secretário da colônia, o espaço construído coincide com o que se pode ver, hoje, no sítio arqueológico. "Estou convencido porque corresponde ao tamanho correto", disse Kelso.

Os quatro túmulos encontrados também coincidem com os dos quatro membros importantes da colônia que teriam sido enterrados perto. Kelso disse que entre eles havia um cavaleiro, dois capitães e o reverendo Robert Hunt, o primeiro clérigo a chegar.

Kelso também destacou a importância do evento na história colonial, que permitiu novos assentamentos no que era, então, território hostil para os colonos europeus.

"Com o casamento, os indígenas se retiraram e não houve mais lutas", recordou Kelso.

Pocahontas é conhecida por muitos pelo desenho animado de Walt Disney, que romanceou seu encontro com o colono inglês John Smith.

Batizada Rebecca, Pocahontas casou-se mais tarde com outro colono inglês, John Rolfe, antes de morrer na Inglaterra com 21 anos apenas.

A partir de agora, e nos próximos meses, os arqueólogos vão se dedicar a escavar as sepulturas.

"Sabemos as idades, temos os registros de batismo", disse Kelso, entusiasmado ante a possibilidade de confirmar as identidades com o estudo dos ossos e da arcada dentária.


Fonte: AFP
---------