terça-feira, 15 de novembro de 2011

Devocional Pão Diário termina na justiça

Desde 1956 sendo publicado com mais de um bilhão de exemplares em 30 línguas em todo mundo, a marca Pão Diário terminou na justiça aqui no Brasil. A RBC, detentora da marca em todo mundo, buscou meios legais após registro indevido da patente pela Rádio Transmundial. A decisão saiu no mês de agosto e a Transmundial recorreu. A RBC garante que durante todo processo buscou um acordo com a Transmundial e que a marca não será extinta.

O devocional é publicado desde 1956 com nome Our Daily Bread, no Brasil ganhou nome de Nosso Pão Diário. Em 1959 a RBC registrou mundialmente a obra, que desde 1961 é de propriedade do ministério. Diante do interesse em publicar a obra na América Latina, foi estabelecido no início da década de 90 um acordo com a Rádio Transmundial para distribuir a edição em espanhol de Nuestro Pan Diario na América Latina, e para traduzir e publicar a edição em português para o Brasil. A edição em português foi chamada Pão Diário.

Em 1999, descobriu-se que Rádio Trans Mundial no Brasil havia registrado a marca Pão Diário como propriedade sua, sem permissão de Ministérios RBC, autora do devocional. Apos inúmeras solicitações durante os seguintes cinco anos à Rádio Trans Mundial e o não acatamento da solicitação da devolução do titulo por direito, Ministérios RBC decidiu iniciar a publicação do devocional no Brasil sob o título Nosso Pão Diário.

“Durante todo tempo tentamos um acordo. Sabemos o quanto isto sustenta as rádios. Eles tinham uma procuração, mas não o sustento de marca. Em todo momento procuramos a RTM e tentamos um acordo. Somos cristãos, buscamos o entendimento e entendemos o quanto este livro sustenta as rádios e os ministérios em todo mundo. Na época um diretor nos disse que deveríamos buscar a justiça”, declarou Edilson Freitas da Silva, vice-presidente Ministérios RBC & Publicações RBC.

Em 09 de agosto a justiça deu parecer favorável a RBC. A decisão foi do juiz federal da 25ª vara federal do Rio, Guilherme Bollorini Pereira. Ao CREIO, Edilson Freitas garantiu que a marca não será extinta, e que os produtos já impressos não serão retirados das prateleiras. Com a determinação, a Rádio Transmundial não poderá fazer nenhuma nova impressão com a marca. Procurados pela reportagem o diretor executivo da RTM, José Carlos dos Santos, disse que não tem muita coisa a dizer neste momento, mas que esperam decisão da justiça. “Estamos dispostos a cumprir o que a justiça determinar”, informou.


Fonte: Creio
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