terça-feira, 15 de novembro de 2011

Simpósio reúne pesquisadores focados na relação Teologia e HIV/AIDS

Ao lado de 30 mestrandos, sete deles vinculados à Faculdades EST, a professora Valburga Streck participará, de 13 a 15 de dezembro, na Universidade Antonio Ruiz de Montoya, em Lima, Peru, do Simpósio Internacional Teologia e HIV/AIDS na América Latina.

Com a cooperação da Igreja Evangélica Luterana Unida na Argentina e Uruguai e da Igreja da Suécia, o encontro será um espaço de comunicação e aprendizado que pretende desenvolver uma perspectiva libertadora capaz de superar visões conservadoras e a incompreensão do discurso religioso em relação ao HIV/AIDS.

Desenvolvido no marco do projeto de Estudo e Pesquisa em Teologia e HIV/AIDS na América Latina (www.teologiaysida.org), o simpósio pretende gerar diversidade no plano do pensamento teológico e religioso sobre o tema, capacitando líderes de igrejas a atuarem como agentes capazes de restaurar vínculos entre as pessoas que vivem com a doença e o seu entorno familiar e social.

Diretora de Estudos do Projeto, Valburga enfatiza que os casos de HIV têm crescido na América Latina, principalmente entre as mulheres, também entre mulheres que mantêm relações estáveis. “Essas mulheres, muitas delas abusadas na infância e juventude, apresentam dificuldades em negociar a prática do sexo seguro junto aos seus parceiros”, afirmou.

Segundo Valburga, um dos desafios do projeto, iniciado em 2010, é capacitar pessoas para refletir a temática do HIV/AIDS a partir de uma perspectiva teológica, renovando o discurso vigente no contexto de igrejas patriarcais que reproduzem o modelo de sociedade vigente.

Com o intuito de tornar as igrejas espaços de acolhimento para as pessoas que vivem com HIV/AIDS, o projeto está sendo desenvolvido, concomitantemente, na Faculdades EST, de São Leopoldo, no Instituto Universitário ISEDET, de Buenos Aires, na Pontifícia Universidad Javeriana, de Bogotá, e na Universidad Bíblica Latinoameriacana, de San José.

Na próxima semana, a professora Valburga embarca rumo a Suécia para apresentar relatório sobre o desenvolvimento do projeto no contexto latino-americano junto a representantes da direção da Igreja da Suécia.

O professor da EST, André Musskopf, também participará do encontro de Lima. Ao lado de pesquisadores como Gunilla Hallonsten, Edwina Ward e Gustavo Gutiérrez, André dissertará sobre Teologia e AIDS na América Latina: perspectivas e desafios.


Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
--------------------------------------------