quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bíblia em português chega às aplicações digitais

O Novo e o Velho Testamento, tal como as passagens mais conhecidas da religião católica que antes se folheavam num livro pesado e de muitas páginas, podem agora ser lidas e ouvidas com recurso a dispositivos digitais.

A Sociedade Bíblica, organização cristã que há duzentos anos divulga a palavra de Deus, apresenta agora três aplicações que permitem consultar a Bíblia de uma forma mais interativa.

Se a palavra de Deus já podia ser lida digitalmente desde 2009, agora fica disponível também a audição dos textos bíblicos, tudo numa única app. 'A Bíblia para todos' é o mote que dá nome à aplicação nacional desenvolvida por esta sociedade e que permite, de forma gratuita, ler e ouvir o Novo Testamento, como se estivéssemos a escutar uma história.

"O áudio foi desenvolvido em parceria com um grupo de 25 atores profissionais", refere Lídia Fletcher, coordenadora editorial da Sociedade Bíblica.

Três meses de desenvolvimento

As outras duas apps, 'App-YouVersion' e 'App-Bible.is', são aplicações globais que também permitem aos utilizadores ouvir a palavra de Deus na língua portuguesa. Em qualquer sistema Android ou através do iPhone e do iPad, os consumidores deste produto podem, por exemplo, escrever notas pessoais à medida que leem, partilhar os conteúdos através das redes sociais e até mesmo marcar eventos pessoais e em comunidade.

A aplicação portuguesa 'App-Bíblia para todos' demorou cerca de três meses a estar concluída e foi feita com ajuda dos já treinados colaboradores da organização americana 'Faith Comes by hearing'.

Espalhar (ainda mais) a palavra de Deus é o intuito da Sociedade Bíblica. "O objetivo é que a Bíblia chegue a todos os países e a todas as línguas", diz Lídia Fletcher. No entanto, a Sociedade Bíblica reconhece que "o target possam ser os jovens, já que são eles que mais têm acesso a estas aplicações".

Para os que ainda não acedem às aplicações digitais, existem ainda dois sites (www.abibliaparatodos.pt e www.biblia.pt) onde se pode consultar o livro mais lido do mundo.



Fonte: Expresso
--------------