segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Missões Mundiais dos Batistas facilita acesso à educação em 14 países

Cerca de 75 milhões de meninos e meninas em todo o mundo deixam de ir à escola primária para trabalhar (dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2008).
Pensando nisso, a Junta de Missões Mundiais (JMM) da Convenção Batista Brasileira (CBB) desenvolve uma estratégia para levar alfabetização às crianças de alguns dos mais de 60 países onde atuam seus missionários (na foto, crianças paraguaias e moçambicana).

O Programa de Educação Pré-Escolar (PEPE) atua levando aos menores a esperança de um futuro diferente da realidade de seus pais, dando-lhes a oportunidade de optar por uma vida longe dos vícios e da miséria. Mais que aprender a ler e escrever, estas crianças recebem a Palavra da Salvação e acabam contagiando seus familiares com o amor e a educação que recebem nas escolinhas do PEPE. Há centenas de casos de famílias convertidas após testemunharem a transformação de comportamento de seus filhos. Crianças que antes eram agressivas e desapegadas aos estudos, hoje amam os seus pais e irmãos e falam do amor e da misericórdia de Deus a eles.

De acordo com o último levantamento divulgado pela coordenadora geral do programa, missionária Terezinha Candieiro, entre outubro de 2008 e janeiro deste ano, o PEPE tinha 301 unidades espalhadas pelo mundo, com 7 mil 857 crianças atendidas. Neste período, cerca de 660 educadores e 60 coordenadores estavam envolvidos no projeto, em comunidades de 14 países, na América Latina e na África. Em média, o PEPE possibilitou visitas evangelísticas a 4 mil e 500 famílias e cerca de 300 pessoas declararam Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador.

Em Cabo Verde, por exemplo, o PEPE avança a cada dia e as salas de aula já começam a ficar pequenas para tantas crianças. O Jardim Infantil tem 130 alunos. Responsável pelo programa naquele país africano, o Pr. Emmanuel Monteiro fala das necessidades atuais: “Temos 11 monitoras e duas subdiretoras que cuidam dos três PEPEs no país. O sonho agora é enviar uma dessas monitoras ao Brasil para estudar Educação Religiosa. Já temos uma bolsa de estudos de uma faculdade em Salvador. Queremos enviá-la em 2010. Para isso, contamos com a ajuda dos cristãos brasileiros”.

O PEPE é apenas um dos muitos programas desenvolvidos pelos mais de 500 missionários da JMM, que há 102 anos preocupa-se com a salvação da humanidade.