domingo, 1 de novembro de 2009

Jesus da Sibéria: ex policial de trânsito afirma que é o filho de Deus

Quatro mil metros acima de uma montanha na pequena cidade de Abode of Dawn (Morada do Alvorecer), no fundo da taiga siberiana, o homem de meia idade aparece em um manto de veludo carmesim, barba e cabelos longos, vestes de linho, sorriso beatífico, causando a impressão de um homem santo.

Sergei Torop, 48 anos, também chamado de "Vissarion, o Professor", criou um movimento chamado Igreja do Último Testamento. Ele senta em seu trono de madeira durante uma reunião com seus seguidores na remota aldeia de Petropavlovka e é o líder espiritual de pelo menos 5.000 devotos seguidores, entre eles, intelectuais, artistas e profissionais que se reúnem para adorá-lo, na pequena aldeia isolada do Petropavlovka - mais de 2000 km de Moscovo.

Esteve no Exército Vermelho, onde chegou a sargento. Trabalhou três anos como metalúrgico numa fábrica em Minusinsk, uma aldeia da Sibéria. Na mesma cidade, trabalhou também como guarda de trânsito exemplar. Em 1989 quando a União Soviética desmoronava perdeu o emprego. Foi o início de uma década caótica quando milhões de russos buscavam consolo na religião e nas seitas emergentes.

Foi quando Torop teve sua experiência mística, "algo despertou dentro de mim", lembra ele. Ele diz que percebeu a sua natureza divina e viu que Deus o tinha enviado à Terra para ensinar a humanidade sobre os males da guerra e devastação do meio ambiente. "Porque o mundo passa por um momento crítico e somente quando a raça humana se tornar uma única família as portas do Universo se abrirão", disse.

Para seus seguidores, Sergei Torop, é a reencarnação literal de ninguém menos que Jesus Cristo, representando a segunda vinda de Jesus, 2.000 anos após sua crucificação.

Para a Igreja do Último Testamento, agora é o 42º ano da nova era, data do nascimento de Vissarion em 1961. O Natal foi abolido e substituído por um dia festivo em 14 de Janeiro, o aniversário do Professor. O maior feriado do ano cai em 18 de Agosto, o aniversário do primeiro sermão de Vissarion em 1991, quando o “salvador” desce da monta a cavalo para se juntar a milhares de foliões que brincavam no rio que corre pela aldeia de Petropavlovka.Vissarion passa o dia pintando em seu chalé onde vive com sua esposa e seis filhos - um dos quais adotou de uma mãe solteira da comunidade.

Seus seguidores, que deram suas vidas para segui-lo, são estritamente vegetarianos, e estão proibidos de fumar, beber, tendo exceções para crianças e mães lactantes, para as quais são permitidos produtos de leite azedo (se é que se pode encontrá-los). Não há criação de animais e o dinheiro é proibido no território do município, e só com muita relutância é permitido o contato com o mundo exterior. Cerca de 300 deles vivem em cabanas de madeira na vila em torno de sua igreja.

Cerca de 40 aldeias rurais reassentadas por discípulos Vissarionos foram primeiramente colonizadas por uma geração anterior de sectários que fugiam da perseguição pela Igreja Ortodoxa Russa mais de 350 anos atrás. Tornou-se um lugar para abrigar czarista e exilados comunistas, sendo as aldeias na maioria abandonadas quando os vissarionos apareceram nos anos 1990. Agora as casas de madeira recém construídas são aparadas com cercas e há um jardim em estilo inglês extravagante no centro da cidade. Cavalos galopam livremente e as crianças estão em toda parte. Vissarion e seus seguidores estão convencidos de que este é o coração da terra - a nova terra prometida - e, o único lugar seguro da iminente catástrofe ecológica.

A peregrinação leva milhares de pessoas toda semana ao vilarejo de Petropavlovka percorrendo horas por estradas esburacadas através de uma série de aldeias. Onde a estrada termina em uma montanha-russa de crateras, o pântano começa, lama e gelo por três horas antes da subida final para o "salvador", uma hora de subida íngreme em um caminho de montanha. Enfim seguem por trilhas através da floresta de pinheiros, envolta em neve seis meses por ano a uma temperatura que chega a 50° negativos. Todos em busca da bênção ou de um milagre do russo de cabelo comprido, barba não tão espessa e sandálias com meia.

O vissarianos usam como símbolo uma cruz dentro de um círculo, utilizada para representar a unificação das quatro religiões mundo: budismo, cristianismo, judaísmo e islamismo. A doutrina combina elementos da Igreja Ortodoxa Russa, com o budismo, apocalíptica, coletivismo, e os valores ecológicos. O objetivo do grupo é unir todas as outras religiões na Terra. Eles pronunciam seu nome em voz baixa, decoram suas casas, templos e locais de trabalho com a sua imagem e o reverenciam em cada ato ou palavra. Um grande sino toca três vezes por dia para que os adeptos saibam quando devem romper com seu trabalho e se ajoelhar e rezar. Os fiéis se ajoelham sobre tábuas de madeira curta, para as orar e cantar hinos, liderada por um homem barítono. Em seguida, eles dão as mãos em um círculo ao redor das pedras, levantando suas cabeças para a montanha.

Os homens usam rabo de cavalo e barbas, as mulheres de cabelo longo e saias longas. A maioria deles tem média de idade de 30 anos. O riso das crianças está em toda parte. Há uma escola e um jardim de infância. A taxa de natalidade aqui é muito maior do que as dos vilarejos russos.

O clima é alegre e apocalíptico. "Você não ouviu?" Sorri Igor enquanto nos guia através do pântano. "Um cometa vai chocar com a Terra no próximo ano."

Mas não foi sempre assim. Na década de 1990, alguns dos devotos Vissarion morreram ou por suicídio ou devido às condições de vida difíceis e falta de cuidados médicos. Carrapatos e outros insetos cortantes são um grande problema, um grande número de adeptos de Vissarion foram infectados com a doença de Lyme.

Na Rússia, os críticos o acusaram de explorar seus seguidores para ganho pessoal.
Nos últimos anos, ele viajou para França, Itália e Holanda para 'converter' novos seguidores. Embora alegue que suas visitas foram patrocinados por seus anfitriões, e que sua Igreja não faz dinheiro.



Fonte: http://www.dailymail.co.uk/ http://www.smh.com.au/ http://www.phawker.com