segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cheruiyot "genérico" vence Maratona de Boston

O queniano Robert Kiprono Cheruiyot foi o vencedor da Maratona de Boston nesta segunda-feira, com uma marca de 2h5min52s que pulveriza o recorde da prova, enquanto, na categoria feminina, o triunfo foi da etíope Teyba Erkesso, com um tempo de 2h26min110s.

Cheruiyot, que tem o mesmo nome do corredor tricampeão da São Silvestre, dominou completamente a prova e chegou com 1min31s de vantagem sobre o etíope Tekeste Kebede, segundo colocado.

O também etíope Deriba Merga, defensor do título, teve que se conformar com a terceira posição, à frente dos americanos Ryan Hall e Meb Keflezighi - este último medalhista de prata na maratona olímpica de 2004, na qual ultrapassou Vanderlei Cordeiro de Lima após o brasileiro ter sido atrapalhado por um manifestante irlandês.

A marca do vencedor derrubou o recorde do "xará" Robert Kipkoech Cheruyot, campeão da São Silvestre em 2002, 2004 e 2007 e tetra em Boston, que havia marcado 2h7min17s em 2006.

Na prova feminina, Teyba chegou para a maratona de hoje com uma marca pessoal de 2h23min53s, que deu a ela a vitória e o recorde da maratona de Houston, há três meses.

Em Boston, a etíope cruzou a linha de chegada com um tempo maior, 2h26min11s, mas três segundos à frente da russa Tatyana Pushkareva, o que representou a terceira vantagem mais curta na história da prova. A queniana Salina Kosgei, que defendia o título, ficou no terceiro lugar

Fonte: EFE
---------------