domingo, 18 de abril de 2010

Como funciona a cafeína

Cerca de 90% dos americanos consomem cafeína todos os dias. Mais da metade dos americanos adultos consome aproximadamente 300 mg diariamente, fazendo dela a droga mais popular dos EUA. Ela está presente no café, chá, bebidas de cola, chocolate, etc.
Você já quis saber por que a cafeína é tão popular? O que essa droga faz que torna o uso dela tão amplo? Neste artigo, você aprenderá mais sobre ela.

O que é a cafeína?

A cafeína é conhecida cientificamente como trimetilxantina e sua fórmula química é C8H10N4O2 (veja Erowid: Caffeine Chemistry (em inglês) para ver uma imagem de sua estrutura molecular). Quando isolada na forma pura, a cafeína é um pó cristalino branco com sabor muito amargo. A principal forma de se obtê-la é pelo processo de descafeinização de café e chá.

Na Medicina, a cafeína é usada como estimulante cardíaco e também como diurético leve. Recreativamente, ela é utilizada para fornecer uma "dose extra de energia" ou para se ter um sentimento de agitação. Também é freqüentemente usada para manter as pessoas acordadas por mais tempo. Estudantes e motoristas costumam utilizá-la para ficarem acordados até tarde. Muitas pessoas se sentem como se não pudessem fazer nada pela manhã antes de tomar uma xícara de café. A bebida lhes fornece cafeína e dá ânimo para começar o dia.

A cafeína é uma droga que causa dependência. Entre suas muitas ações, ela age usando os mesmos mecanismos das anfetaminas, cocaína e heroína para estimular o cérebro. Os efeitos da cafeína são mais leves que o das drogas mencionadas, mas manipulam os mesmos canais do cérebro. Esse é um dos motivos pelos quais ela pode viciar. Se você se sente como se não pudesse fazer nada sem ela e tem que consumi-la todos os dias, então você é dependente da cafeína.

Cafeína na dieta

A cafeína existe naturalmente em muitas plantas, incluindo grãos de café, folhas de chá e sementes de cacau. Também é encontrada em uma ampla gama de produtos alimentícios e é adicionada artificialmente em muitos outros, incluindo uma variedade de bebidas. Aqui estão algumas fontes comuns de cafeína:

- o café coado contém 100 mg em uma xícara de 180 ml; você pode calcular o número de miligramas baseado no tamanho da sua xícara ou copo;

- uma xícara de 180 ml de infusão de chá contém 70 mg;

- as bebidas de cola (Coca-Cola, Pepsi, etc.), contêm 50 mg em uma lata de 355 ml. Já bebidas como a Jolt contêm 70 mg em uma lata da mesma capacidade;

- 30 gramas de chocolate ao leite contêm 6 mg;

- Anacin contém 32 mg por tablete. Já o No-doz contém 100 mg, enquanto Vivarin e Dexatrim contêm 200 mg.

Olhando para esses números e sabendo que o café, o chá e as bebidas de cola são bastante consumidos você entende por que metade de todos os americanos adultos consomem mais de 300 mg de cafeína por dia. Duas canecas de café ou uma caneca de café e duas latas de Coca-Cola são suficientes para atingir esse limite. Se calcular o seu consumo diário de cafeína, você poderá se surpreender. Muitas pessoas consomem um grama ou mais por dia e não se dão conta disso.

Cafeína e adenosina

Por que as pessoas consomem tanta cafeína? Por que a cafeína mantém as pessoas acordadas? Ao entender os efeitos dessa droga no organismo, você saberá por que as pessoas a utilizam tanto.

No artigo Como funciona o sono, a ação da adenosina é discutida. Quando ela é criada no cérebro, liga-se a seus receptores. A ligação de adenosina causa sonolência, pois diminui a atividade das células nervosas. No cérebro, essa ligação também causa a dilatação dos vasos sangüíneos (presumivelmente para permitir uma maior passagem de oxigênio durante o sono).

Para uma célula nervosa, a cafeína se parece com a adenosina. Sendo assim, a cafeína consegue se ligar ao receptor de adenosina, mas não diminui a atividade cerebral. A célula não pode mais ver esta substância, pois a cafeína estimula todos os receptores de adenosina conectados. Então, ao invés de diminuir o nível de atividade das células por causa da adenosina, elas o aumentam. Como se pode ver, a cafeína causa a constrição dos vasos sangüíneos no cérebro, pois bloqueia a capacidade da adenosina de dilatá-los. É por isso que alguns medicamentos contra dor de cabeça, como a aspirina, contêm cafeína. Se você tiver uma dor de cabeça vascular, essa substância fechará os vasos sangüíneos e aliviará a dor.

Agora, você aumentou a atividade dos neurônios. A glândula pituitária (hipófise) percebe a atividade e pensa que algum tipo de emergência está ocorrendo. Essa glândula, então, libera hormônios que dizem às glândulas supra-renais para produzir adrenalina. A adrenalina é o hormônio "das situações de perigo" e tem vários efeitos no organismo:

- suas pupilas dilatam;
- seus brônquios se expandem. É por isso que algumas vezes a adrenalina é injetada em pessoas que sofrem de asma severa;
- seu coração bate mais rápido;
- os vasos sanguíneos superficiais se contraem para diminuir o fluxo e também para aumentá-lo nos músculos. A pressão do sangue aumenta;
- o fluxo sanguíneo para o estômago diminui;
- o fígado libera açúcar na corrente sanguínea para fornecer energia extra;
- os músculos se tensionam, prontos para a ação.

Isso explica por que, depois de consumir uma xícara grande de café, suas mãos ficam frias, seus músculos ficam tensos, você se sente agitado e pode sentir o seu coração batendo mais rápido.

A cafeína também aumenta os níveis de dopamina, da mesma forma que as anfetaminas. A heroína e a cocaína também manipulam os níveis desta substância, diminuindo a taxa de reabsorção. A dopamina é um neurotransmissor que ativa o centro do prazer em certas partes do cérebro. Obviamente, o efeito da cafeína é bem menor que o da heroína, mas o mecanismo é o mesmo. Existe a suspeita de que a conexão com a dopamina contribua para tornar o indivíduo dependente de cafeína.

Agora você sabe por que o seu organismo pode desejar cafeína em curtos intervalos de tempo, especialmente se você está com sono e precisa permanecer acordado. A cafeína bloqueia a recepção de adenosina, deixando você alerta; injeta adrenalina no sistema, dando a você uma dose extra de ânimo, e manipula a produção de dopamina, fazendo você se sentir bem.

O problema são os efeitos a longo prazo, que tendem a se tornar um ciclo. Uma vez que o nível de adrenalina diminui, você experimenta uma sensação de fadiga e depressão. Então, o que faz? Toma mais cafeína para aumentar novamente o nível de adrenalina. Como você pode imaginar, colocar o seu corpo em estado de alerta durante todo o dia não é muito saudável e pode deixá-lo agitado e irritadiço.

O problema mais sério a longo prazo é o efeito da cafeína sobre o sono. A recepção de adenosina é importante para o sono e, principalmente, para dormir profundamente. O tempo de permanência da cafeína no seu corpo é de seis horas. Isso significa que, se você consumir um copo grande de café com 200 mg de cafeína às 15:00, às 21:00 cerca de 100 mg de cafeína ainda estarão em sua corrente sangüínea. Você pode cochilar, mas seu corpo provavelmente sentirá falta de um sono profundo. Como essa falta de sono se acumula, no dia seguinte você se sente péssimo e vai precisar de cafeína tão logo saia da cama. O ciclo continua dia após dia.

É por isso que 90% dos americanos consomem cafeína diariamente. Uma vez dentro do ciclo, é preciso continuar tomando a droga. Mesmo se sentindo péssimo, se você tentar parar de tomar cafeína, ficará muito cansado, deprimido e terá uma terrível dor de cabeça, já que os vasos sanguíneos do cérebro se dilatam. Esses efeitos negativos forçam-no a voltar a consumir cafeína, mesmo se quiser parar.

Fonte: How Stuff Works Brasil
-------------