domingo, 18 de abril de 2010

Padres pedófilos enviados para o Brasil

Um estudo revelou que a Igreja Católica transferiu para o Brasil dois padres acusados de abusos sexuais.

Um dos casos que o estudo realizado pela agência de notícias Associated Press relata diz respeito ao padre Mário Pezzotti, da Congregação Xaveriana que abusou sexualmente de um estudante do já extinto colégio da mesma instituição.

Os abusos ocorreram em 1959, mas só foram denunciados em 1993, altura em que a vítima, Joseph Callender, foi indemnizada em 129,3 mil euros.

Mário Pezzotti foi então transferido para o estado do Pará, no norte do Brasil, para trabalhar com crianças indígenas, o que indignou Callender que considerou a transferência do padre uma quebra da promessa por parte da Igreja que lhe teria prometido manter o padre longe das crianças.

“Eles cometem o mesmo erro várias vezes” disse Callender à AP.

O mesmo estudo revela ainda o caso de um padre italiano, entretanto naturalizado brasileiro, galardoado pelo seu trabalho na Organização de Auxílio Fraterno, que tem casas de acolhimento em Salvador, no estado da Baía.

O padre jesuíta Clodoveo Piazza foi secretário estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, antes de ser denunciado por abuso e exploração sexual.

De acordo com a agência Lusa, o Ministério Público estadual acusou Piazza e outro homem, com base em relatos de vítimas, de abuso sexual e por permitirem que estrangeiros em visita ao país também o fizessem.

Fonte: Correio da Manhã
----------