sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dica de Livro: Jesus vai ao McDonalds: teologia e sociedade de consumo

Jesus e Mc Donalds: tão distantes e tão próximos. Luiz Alexandre Solano Rossi nos apresenta os desafios da fé e da teologia cristã ante o consumismo da sociedade contemporânea. Jesus nem sempre é apresentado como libertador, nem sempre a teologia está a serviço da vida.

A solidariedade está no cerne desta busca pela valorização do respeito à diversidade, em luta contra a exclusão. Num mundo em que tudo se transforma em mercadoria, em que tudo se vende, m que as pessoas se medem a si mesmas pelo que valem no mercado, a insatisfação impera.

Quando negamos o diferente, o outro, é a nós mesmos que rejeitamos. A teologia pode servir para mostra-nos uma outra felicidade: o reconhecer-se no outro. Jesus e Mc Donalds é uma pequena joia do pensamento teológico da nossa época.

Luiz Alexandre Solano Rossi é pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP/NEE e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary Califórnia, doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET) em Buenos Aires.

Autor de inúmeros livros, entre eles Messianismo e Modernidade (português e espanhol), A Arte de Viver e Ser Feliz (espanhol e coreano), A Falsa Religião e a Amizade Enganadora: O Livro de Jó, Como Ler o Livro de Jeremias (e mais seis livros da mesma série: Abdias, Joel, Zacarias, Lamentações, Naum, Ezequiel) pela Paulus -, e Crônicas Urbanas (Prêmio Areté/2005 da Associação de Editores Cristãos) pela editora Descoberta. É professor-adjunto na PUC-PR no Mestrado em Teologia e membro da Academia de Letras de Maringá.

Fonte: Erdos
---------------