terça-feira, 27 de julho de 2010

Ser batista é conhecer a verdade


Pr. Dinelcir de Souza Lima

Vez por outra, até mesmo no meio chamado batista, um crente que se posiciona com firmeza nos ensinamentos e mandamentos de Cristo é maldosamente chamado de “dono da verdade” e isto, quase sempre, causa muito constrangimento em quem recebe a ofensa.

Pois a mim não causa nenhum sentimento negativo; apenas sinto compaixão dos ofensores que se firmam e defendem algo que não consideram a verdade. Caso contrário, teriam que dirigir a ofensa a eles próprios.

Não causa sentimento negativo em mim porque um batista autêntico tem a plena consciência que ninguém pode ser dono da verdade conquanto ninguém tem poder para ser dono de Jesus Cristo. Jesus é a Verdade. Suas palavras são verdadeiras porque vêm da Verdade absoluta e não podem ser questionadas, nem colocadas em dúvida e, muito menos, desprezadas por qualquer um que se diga cristão ou crente em Jesus Cristo.

Um verdadeiro crente em Cristo é um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. E um verdadeiro discípulo dEle permanece na palavra dele. Não em palavra de qualquer outro, mesmo que seja alguém que galgou os patamares mais elevados da fama em ambientes impregnados de Teologia, mas permanece somente na palavra de Cristo. E isto foi o próprio Senhor Jesus quem declarou quando disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” (Jo 8.31).

Ao longo da história os batistas autênticos sempre lutaram pela permanência na palavra de Cristo e, por isso, conhecem a verdade. Longe de nós sermos donos da verdade, mas nos alegramos em conhecer a verdade. Conhecemos na essência do sentido bíblico de conhecer. Conhecemos intelectualmente e conhecemos experimentalmente. Permitimos que a Verdade ficasse totalmente entranhada em nosso ser e isto, como afirmou o Senhor Jesus, sempre nos levou à liberdade. Liberdade da mentira, dos conceitos religiosos mundanos, falaciosos, dos sistemas religiosos que tanto aprisionam indivíduos. Nunca um batista autêntico será aprisionado por qualquer sistema religioso, por qualquer líder superior ou grupo de clérigos.

O que resta agora, nestes tempos de apostasia, de rebeldia contra a palavra de Cristo, é nos firmarmos na verdade. Afinal não se firmar na verdade é característica mórbida do diabo (Jo 8.44) e qualquer que deixar a verdade estará enfileirado na luta contra o Cordeiro de Deus.

Concluindo, devo dizer que os batistas não são donos da verdade, porém conhecem profundamente a verdade. Por causa do conhecimento da verdade somos livres e que, na verdade de Cristo devemos nos firmar cada vez mais mesmo que tenhamos que enfrentar lutas intensas e dolorosas que são movidas por aquele que não se firmou na verdade.

Fonte: Batistas Tradicionais
--------------------------