quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mãe de 13 crianças tem uma mensagem no Dia Mundial do HIV: "Adote crianças soropositivas"

Os Twietmeyers do subúrbio Joliet de Chicago, adotaram dois conjuntos de três irmãos da Etiópia, cada conjunto com um filho HIV-positivo. Ao contrário da opinião pública popular, Twietmeyer diz que as crianças com HIV e AIDS podem ter uma vida normal e saudável com as drogas anti-retrovirais e não representam um perigo de transmitir o vírus a outros membros da família.

O HIV não pode ser transmitido em uma família normal, escola ou ambiente de Igreja, explica ela. O vírus só pode ser transmitido de algumas maneiras: uso de drogas injetáveis, contato sexual, através do nascimento e amamentação. Embora ela não tenha mencionado isso, o HIV também pode ser transmitido por transfusão de sangue. Ele não é transmitido, e enfatiza, por meio de abraços e beijos, partilha de bebidas, ou mesmo se irmãos compartilham o banheiro.

"Como Cristãos, nós aumentamos [com a adoção], no que está literalmente tocando o coração de Deus e vivendo o Evangelho em que acreditamos. Acredito que o nosso Evangelho inteiro é baseado em adoção," disse Twietmeyer ao The Christian Post. Twietmeyer é o fundador do Projeto HOPEFUL (ESPERANÇA), um grupo de mães que visa conscientizar e defender a adoção de crianças vivendo com HIV.

"Uma vez que você traz para casa um [filho] e sente a profundidade do relacionamento e proximidade com alguém que você não deu a luz, então você percebe que o amor de Deus é mais forte do que isso," disse ela. "São apenas laços em toda a nossa fé em um nível que eu acho que nada mais tem."

Existem mais de 2,3 milhões de crianças que vivem com a infecção pelo HIV, de acordo com o último relatório da UNAIDS global. O número total de crianças infectadas diminuiu um estimado de 370.000 em 2009, 24 por cento menos que nos cinco anos anteriores, como as mulheres têm mais acesso aos serviços de prevenção materno-infantil da transmissão do HIV.

Também as crianças menores com idade inferior a 15 anos estão morrendo de doenças relacionadas à AIDS. Estima-se que 260.000 crianças morreram da doença em 2009, 19 por cento menos que em 2004.

Entre os 163 milhões de órfãos no mundo, cerca de 15 milhões de crianças ficaram órfãs devido à AIDS.

Em termos de despesas de uma adoção HIV-positivos, o custo de adoção internacional, para uma criança seropositiva é o mesmo que se não tivesse a doença. E quando se trata de despesas médicas, o seguro de saúde cobrirá a maior parte dos gastos com exceção de um pequeno abatimento cada mês, diz Twietmeyer.

Mas talvez a coisa mais difícil para muitos pais de crianças HIV-positivas lidarem, não é o processo de adoção ou as despesas financeiras, mas o estigma associado com a doença. Twietmeyer diz que a maioria das chamadas para a sua organização tem sido de pais de crianças seropositivas que pedem ajuda para lidar com a discriminação contra as crianças na Igreja.
Muitas vezes quando o pessoal da Igreja descobre que o filho está vivendo com o HIV, eles não querem a criança na creche com as outras crianças. O Projeto fundador HOPEFUL recomenda que as famílias eduquem o pastor da Igreja e os funcionários sobre a transmissão do HIV e, se isso não funcionar, façam uma "saída honrosa" da Igreja.

"Os EUA são bastante incultos onde o HIV é preocupante. O estudo da Kaiser Family Foundation mostra que os EUA não foram educados passado o ano de 1987 com relação ao HIV," lamentou ela.

Twietmeyer acrescentou: "É mais doloroso para mim ver esses pais passarem por aquilo que eles têm de sujeitar seus filhos, muitas vezes, nutrindo seus filhos para recuperarem a saúde, e terem de lidar com esse tipo de coisa na Igreja e serem excluídos de dentro de sua comunidade da Igreja."

Sua Igreja, entretanto, tem sido muito favorável a seus filhos HIV-positivos, observou ela.

Uma mega-igreja na Califórnia do Sul vem fazendo um grande impacto na mudança de como a Igreja pensa global sobre HIV e AIDS. O pastor Rick Warren e sua esposa, Kay, da Igreja Saddleback estão tentando erradicar o estigma associado ao HIV/AIDS no seio da Igreja. Eles estão liderando os esforços dentro da Igreja global, incluindo um encontro internacional anual sobre o HIV realizado em sua Igreja, para obter mais Cristãos envolvidos no cuidado com as pessoas HIV-positivas e para remover o estigma.

Para o Dia Mundial da AIDS em 01 de dezembro, os Warrens irão realizar um evento de dia inteiro para aumentar a conscientização sobre a doença e apresentar oportunidades para servirem e orarem para as pessoas infectadas ou afetadas pelo HIV/AIDS.

Twietmeyer, cuja história é apresentada na revista People de 06 de dezembro e 30 de novembro no segmento da CBS Evening News com Katie Couric, diz que o esforço de sacrifício de sua família não se trata somente da AIDS e os órfãos, mas sim de" honrar a Deus na vida daqueles que estão sofrendo."

No total, 33,3 milhões de adultos e crianças estão vivendo com HIV no mundo de hoje.

Na Web: www.projecthopeful.org.


Fonte: Christian Post
----------------------------