quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Templos evangélicos estão sendo fechados em cidade italiana

Autoridades fecharam um lugar de culto em Gorle. A Conferência Evangélica denuncia o que considera um ataque à liberdade religiosa

A Cidade de Gorle, após um longo processo de apelações ante o Tribunal Administrativo e o Conselho de Estado, tem ordenado o fechamento do local de culto da igreja cristã evangélica “Cristo, paz e amor”, que se encontra num edifício de sua propriedade.

Segundo a informação da Conferência Evangélica de Lombardía (COEL), este caso eleva a trinta o número de edifícios religiosos obrigados a fechar, entre os que já se contabilizam vinte templos evangélicos.

Desde COEL denunciam que as razões esgrimidas para este e outros fechamentos de um lugar de culto evangélico são diversas. Acusa-se de alterar “a ordem pública” apesar de que em muitos casos os templos estão situados em zonas industriais, onde a moléstia por ruídos é mínima. Outras vezes fecharam-se lugares por não cumprir com estritas condições de serviços, o que pode incluir uma infração por escassez de estacionamentos ou por sua localização, ou por convocar a demasiada gente num lugar que não tenha o tamanho adequado.

Para este organismo evangélico “o objetivo final é sempre o mesmo: a expulsão dos evangélicos”. A Conferência informa que já em julho deste ano, durante a reunião oficial com o Ministro do Interior em Roma, trataram o tema do fechamento dos lugares de culto na Lombardía. O tema chegou ao Parlamento, onde se propôs se a lei regional de Lombardía vulnerava a liberdade religiosa protegida pela Constituição.

O assunto, no entanto, tem ficado em segundo plano, enquanto em várias cidades lombardas continuam aplicando com severidade a legislação restritiva sobre centros de culto.

A Conferência Evangélica de Lombardía tem convocado uma reunião urgente com o prefeito de Gorle para o próximo sábado 27 de outubro, onde mostrarão seu “enérgico protesto” pelo fechamento deste lugar de culto. Ademais apresentarão uma nota de protesto e uma petição de ajuda ao Ministro do Interior, Anna Maria Cancellieri, e ao Ministro de Relações com as Regiões, Piero Gnudi.

Ademais, a COEL faz um chamado à solidariedade de outros grupos religiosos na região de Lombardía,especialmente em Gorle e em Milão (onde se produziram mais fechamentos), bem como a todas as igrejas cristãs que estão comprometidos “com o direito à liberdade religiosa em nosso país”. “Reiteramos a todos os organismos públicos e privados - bem como a todas as autoridades - que nossa Constituição no artigo 3 consagra sem sombra de dúvida a liberdade religiosa, e em consequência, as instituições se devem esforçar por eliminar todos os obstáculos para o exercício e a expressão da fé da cada cidadão”, explicam os evangélicos.

O comunicado assinado pelo presidente de COEL, o pastor Riccardo Tocco, conclui pedindo a todos os cristãos que lhes sustentem “com suas orações a Deus”.



Fonte: Protestante Digital
-----------------------