segunda-feira, 29 de junho de 2009

Entrando pela porta estreita


“Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão." Lucas 13:24


Muitas pessoas têm tentado adaptar o Evangelho às suas vidas, quando Cristo nos ensina que somos nós quem temos que nos adaptar ao Evangelho através de uma vida de dedicação a Ele. Esforçar-se significa: renunciar ao pecado, resistir ao diabo, separar-se do mundo. A Palavra de Deus é bastante clara no que diz respeito a esforço: Este versículo nos mostra aspectos muito importantes no que diz respeito a Salvação. Para alcançar a Salvação, é necessário esforço! É necessário abandonar o pecado, deixar morrer a natureza terrena.
Infelizmente, não é assim que temos visto muitos líderes ensinarem. Para muitos, a Graça de Deus nega que haja uma parcela de esforço individual para a Salvação, e através de uma hermenêutica vulgar, dizem que o que importa é crer em Jesus e ir a Igreja. Para estes, Deus aceita qualquer coisa, inclusive cultos sem santidade, com mãos “cheias de sangue” (Isaías 1:15). As conseqüências geradas por este tipo de “evangelho” já podem ser observadas: a mídia tem apresentado gente que se apresenta como evangélica, mas apóia o aborto, e posa nu, e mesmo sem sequer saber o que significa “nascer de novo”, professam ter certeza da Salvação. A Bíblia nos fala de uma porta estreita, na qual toda pessoa que por ela passa é salvo. Agora entendemos o porquê do esforço. É necessário deixar do lado de fora toda a “bagagem” que adquirimos neste mundo para passar por ela. Essa “bagagem” inclui o pecado, a soberba, a posição social, e tudo aquilo que o homem tanto gosta de se apegar. Por essa porta não passará o impuro (Apocalipse 21:27). É necessário que o homem se lave com o sangue do cordeiro.
Essa porta é estreita por uma boa razão. É estreita demais para aqueles que amam o pecado e não querem afastar-se dele. É estreita demais para aqueles que amam os prazeres pecaminosos do mundo ou que não desejam incomodar-se com a salvação de suas almas. É estreita demais para aqueles que possuem justiça própria e pensam que merecem ser salvos por causa de sua própria bondade.
O “evangelho” das facilidades não prega uma porta estreita. Prega uma porta larga, cheia de facilidades. Basta “aceitar a Jesus” e você verá bênçãos abundantes sobre a tua vida. É um “evangelho” voltado unicamente para a satisfação pessoal das pessoas. A pregação gira em torno da questão: “O que Deus pode fazer por você?” É o “evangelho” dos direitos sem deveres.
“...muitos procurarão entrar por ela e não poderão”: Muita gente só compreenderá a verdade quando já for tarde demais. Cristo nos mostra que os dias se abreviarão e nos convida hoje a deixar os falsos evangelhos e seguir ao Verdadeiro. Antes que seja tarde demais...