1. A Igreja bíblico-cristã existe para anunciar, através de palavras e obras, as boas novas da salvação e seus efeitos no indivíduo e na sociedade. A igreja-empresa não passa de uma prestadora de serviços religiosos;
2. A igreja bíblico-cristã se reúne para conhecer melhor a Deus e satisfazer a sua vontade. A igreja-empresa se reúne e se estrutura, visando satisfazer seus clientes;
3. A igreja bíblico-cristã procura fazer o melhor para agradar ao seu Senhor. A igreja-empresa procura fazer o melhor para agradar aos seus clientes;
4. A igreja bíblico-cristã está interessada no aumento do número de crentes. A igreja-empresa está interessada no aumento do número de clientes;
5. A igreja bíblico-cristã entende a liturgia como expressão de vidas comprometidas, no cotidiano, com o amor ao próximo. A igreja-empresa encara a liturgia como um show de técnica ou de apelo emocional para massagear os sentidos dos clientes;
6. A igreja bíblico-cristã busca crentes comprometidos com os ensinos de Jesus em seu dia-a-dia. A igreja-empresa busca clientes fiéis à manutenção financeira e operacional de suas atividades;
7. A igreja bíblico-cristã busca crentes interessados em servir a Jesus, no dia-a-dia, através do serviço prestado ao próximo. A igreja-empresa busca clientes interessados nos serviços de Jesus, para suas vidas, no dia-a-dia.
8. A igreja bíblico-cristã levanta recursos para implementar serviços, missionários ou sociais, em prol da humanidade, coerentes com a vontade de Deus para o mundo. A igreja-empresa levanta recursos para aumentar seu patrimônio e a influência política de seus líderes no mundo.
9. A igreja bíblico-cristã encara o aumento do seu patrimônio de maneira funcional, útil às finalidades de ajudar as pessoas. A igreja-empresa encara seu enriquecimento patrimonial como razão de sua existência, como prova de sua competência e competitividade;
10. A igreja bíblico-cristã analisa, criticamente, as estruturas sociais deste mundo, num permanente inconformismo, por serem elas, predominantemente opressoras e contrariarem aos propósitos divinos. A igreja-empresa se conforma às estruturas sociais vigentes, usufrui delas para o seu crescimento patrimonial e explora a boa fé dos crentes, mantendo-os na ignorância;
11. A igreja bíblico-cristã é voltada para a cooperação com outras igrejas visando o crescimento do Reino. A igreja-empresa é voltada para a competição com outras igrejas, visando o seu próprio crescimento;
12. A igreja bíblico-cristã estimula a livre interpretação da Bíblia, em busca da verdade, da comunhão com Deus e da libertação. A igreja-empresa estimula as emoções que cegam as pessoas e as deixa à mercê de interpretações tendenciosas, exclusivas de seus líderes;
13. A igreja bíblico-cristã analisa, criteriosamente, a moralidade dos meios disponíveis para cumprir sua missão, à luz da Palavra de Deus, por crer que "os fins preexistem nos meios" e, portanto, que "fins morais não justificam meios imorais". A igreja-empresa pouco se importa com a moralidade dos meios, desde que facilitem o alcance de suas finalidades;
14. A igreja bíblico-cristã usa os recursos materiais para o enriquecimento do ser humano. A igreja-empresa usa o ser humano, como recurso, para o seu enriquecimento material.
15. A igreja bíblico cristã sacrifica a sua imagem, dá a sua vida, em defesa do pecador arrependido. A igreja-empresa elimina o pecador, mesmo arrependido, se o que ele fez causar dano à sua imagem.
16. A igreja bíblico-cristã usa o convencimento, amparada na ação do Espírito Santo, como forma de produzir mudanças conscientes, sinceras e, portanto, profundas, nas vidas. A igreja-empresa usa da sedução, do ludíbrio, que produz mudanças superficiais, passageiras e ilusórias.
Fonte: http://www.stbne.org.br