domingo, 7 de junho de 2009

Já ouviu falar em “Anorexia Espiritual”?


Compare:

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico.
A anorexia espiritual é uma disfunção espiritual, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta espiritual (caracterizando em baixa força espiritual) e estresse de espírito.
A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.
A anorexia espiritual é um estilo de vida cristã marcado pela fraqueza em Deus, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos, sociais, familiares, eclesiásticos, interpessoais, ministeriais e relacionais ( principalmente o relacionamento com Deus).

A anorexia nervosa retarda o crescimento corpóreo, resultando na má formação do esqueleto, descalcifica os dentes e ainda causa depressão profunda.
A anorexia espiritual retarda o crescimento do espírito, resultando em má formação do caráter, enfraquecendo a alma, o coração e o entendimento do crente, resultando em depressão, ansiedade, distúrbios psico-espirituais, carnalidade, entre outros.
O tratamento para a anorexia nervosa é farmacológico e também exige um compromisso do paciente na administração de remédios e ainda um relacionamento de entendimento com o médico.

O tratamento para a anorexia espiritual é Bíblia, oração. Exige-se do fraco espiritualmente um envolvimento diário com a Palavra de Deus que fortalece.
Assim seria muito razoável pensar que a anorexia é primeiramente um problema espiritual. A fragilidade da formação moral e espiritual das pessoas é que as levam a buscar aquilo que não satisfaz. Tenta-se alimentar o vazio espiritual com aquilo que, em vez de alimentar, leva à morte. “Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz?” (Is 55:2). Os atletas olímpicos trocariam suas vidas pela glória da medalha de ouro. As modelos que morrem de anorexia estão pagando com a vida para estarem no mundo de fantasia e “glamour” das passarelas.

Jesus nos desafia com a pergunta:

"De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Mt 16:26.

O falso alimento – ganhar o mundo – na verdade produz a morte. Portanto, trata-se primeiramente de anorexia espiritual. Há muitos que se dizem cristãos e também estão morrendo de anorexia espiritual. Deixaram a fonte da vida para correrem atrás dos encantos do mundo que, além de passageiro e enganoso, cobram um preço muito alto: o afastamento de Deus e a morte física e espiritual. Isso acontece quando passamos a avaliar nossas vidas pelos padrões do mundo, usando dos mesmos critérios de sucesso para trazer felicidade. Nosso dia-a-dia é pautado pelos usos e costumes do mundo. Avaliamos desde nossas necessidades básicas aos nossos ideais, pelos critérios mundanos. Uma vez que isso não nos alimenta espiritualmente, a carência das coisas de Deus em nossas vidas nos adoece espiritualmente.

Similarmente à anorexia nervosa, a anorexia espiritual deixa o doente inconsciente de seu estado. O anoréxico espiritual não se reconhece como tal e procura as mais diversas desculpas e argumentos simplistas do tipo – todo mundo faz; não sou tão radical; não vejo problema algum etc. Afastam-se do convívio dos outros crentes para que o testemunho desses não lhes incomode. É preciso a atuação do Espírito Santo no coração dos “anoréxicos” e também um esforço por parte desses para que o verdadeiro alimento espiritual possa fazer a sua obra.
Devemos nos encher do Espírito e buscar o verdadeiro alimento na palavra de Deus e de sua prática. Somos convidados a buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça – e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6:33).