quinta-feira, 4 de junho de 2009

Outras características do Sistema Abusivo

Psicólogos sem Registro: Usando pequenos cadernos ou devocionais como eles gostam de chamar, anotam o histórico do discípulo, onde na verdade as pessoas acabam por revelar seus pecados e segredos mais íntimos a líderes que sem nenhum conhecimento ou formação psicológica se põem a aconselhar, ou melhor, a pressionar seus liderados usando conhecimentos íntimos a ele confiados. Muitas vezes nos aconselhamentos, agem como verdadeiros “psicólogos” quando na verdade unicamente deveriam comunicar a palavra de Deus sobre o assunto, para que o discípulo receba de Deus o perdão. Em alguns “discipulados” são feito o que se chama de “atendimento” mais parecido com uma sessão de psicanálise, sendo que esses líderes não possuem nenhuma formação para tratar de problemas psicológicos. Adentram na intimidade e mexem nas mais profundas feridas das pessoas que ingenuamente confidenciam aos seus líderes.
Não prestam contas: Nada é feito de maneira a tornar claro a área de finanças e administração da igreja. Nem mesmo alguns pastores tem idéia de coisas tão básicas quanto o salário de seus bispos. Não existe uma prestação de contas na igreja. Ao longo do tempo em que congreguei numa igreja neopentecostal ouvi tantas críticas quanto as igrejas tradicionais todavia enquanto fui membro de uma igreja batista tradicional constatei que a cada final de mês se fazia uma prestação de contas aos membros, com todas as entradas e saídas, revelando que não tinham nada a esconder. Entendo que se somos membros de uma igreja, fazemos parte dela e se fazemos parte dela contribuindo com nossos dízimos, ofertas, serviços e orações assim também temos o direito de saber o que é feito em relação a finanças e administração.

Banalização do Discipulado Cristão: Deveria ser o ensino da Palavra de Deus. Temos encarado o discipulado de maneira coerente com a Palavra de Deus? Somos, como Igreja, chamados a trazer o Reino de Deus gerando outros à imagem de Cristo. Discípulos então que gerem outros discípulos, de Jesus é claro! O que temos presenciado é uma grande banalização do que significa discipular. O que está sendo pregado é um evangelho desvinculado da cruz, do batismo verdadeiro, da dor, da perseguição e ao invés disso pregam textos que podem ser adaptados as suas visões, enfatizando prosperidade, riqueza, poder, estratégias, etc.. Conforme Jesus, para ter vida era necessário comer da sua carne e beber do seu sangue. A multidão não entende a mensagem de Jesus, ou seja, para ser discípulo era necessário internalizar a presença do Cristo. Jesus começa a explanar os fundamentos do discipulado, os desafios e as implicações que teriam sobre os seus seguidores. Era preciso crer que Ele era o pão que desceu do céu. Não era o maná de Moisés, mas o pão que dá vida ao mundo! Essa mensagem se faz urgente em nossos dias onde experimentamos uma busca crescente por Jesus, não pelos riscos da missão, mas de uma forma utilitarista, barganhadoura, cômoda e imparcial. A nossa missão deveria fazer de cada pessoa um cristão, um discípulo de Jesus. Devemos apenas orientar as pessoas com relação a Palavra de Deus e não aos nossos “achismos”. Alguns líderes negligenciam o ensino da Palavra de Deus aos seus discípulos fazendo com que estes permanecem eternos meninos na fé. No íntimo do coração desses líderes pode haver o medo dessas crianças crescerem, pois quanto maior o crescimento, maior terá de ser o cuidado. A igreja tem a obrigação de ser um dos meios de Deus para o crescimento das pessoas na graça. Se, em vez disso, ela é um lugar onde são usados textos da Palavra de Deus para adaptar as estratégias da visão da igreja, o povo torna-se carente da Verdade, continuando cativo pelo pecado em alguns casos. Igrejas que se preocupam com o crescimento tendem a pregar mensagens tais como “Sonha e ganharás o mundo”, “Crescimento Explosivo”, “Ganhando multidões” e por aí vai.

Apelo para convencer: utilizam um forte apelo emocional para convencer a pessoa que chega a aceitar Jesus mas o que isso retrata é que estão se formando um grande número de convencidos ao invés de convertidos. O convencido é apenas mais um freqüentador de igreja. Basta olhar para a direita ou para a esquerda e perceber sempre as mesmas pessoas conversando durante a pregação ou que se levantam com facilidade para tomar água ou irem ao banheiro, quando na verdade estão apenas passando o tempo. Realmente a “porta larga” seduz muito mais que “a estreita”. Mas é exatamente na largura de muitas portas que vários jovens se perdem e caem no mundo, algumas vezes, sem volta. É lamentável que muitas pessoas considerem a igreja somente um programa a mais para preencher as suas noites. Não se enganem! A mensagem do evangelho é desafiadora e transformadora e, é a única mensagem que chama as pessoas ao arrependimento. Arrependimento não é remorso, é mudança de atitude. O evangelho de Cristo é demonstrado a este mundo através daquilo que Cristo produz em nossas vidas. Deus não é cirurgião plástico, ele não faz retoques em nossa vida. Ele faz tudo novo.

Caras feias, semblantes feroz: Quando contrariados quanto a uma direção dada alguns líderes insistem em viver como velhas criaturas, fazem cara feia, vivem de mau humor, antipáticos, ásperos, não parecem exercer o amor que Jesus nos ensina em I COR 13. Permanecem como sepulcros caiados, ou seja, são como túmulos, bonitos por fora mas por dentro escondendo muita podridão. Palavras que ferem, que doem, colocando para fora uma fúria que nos surpreende. Sempre querem fazer o que acham que é certo, pois se vêem como os verdadeiros donos da razão. Não aceitam e não entendem a experiência e os conselhos de quem conhece muito bem a vida, porque creem que o discípulo “está querendo ensiná-lo” e isso seria uma afronta.Aquele que vive na Graça de Deus é muito feliz! Porque Jesus Cristo muda o seu viver.
“Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião ficamos como quem sonha. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo; então entre as nações se dizia: grandes coisas o Senhor tem feito por eles. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.” - Salmo 126 : 1-3

Pregam a Imunidade: é pregado que se tornar crente é o mesmo que adquirir um passaporte para um mundo da imunidade. É como se estivesse blindado contra todo tipo de dificuldade, que jamais ficará doente, não baterá o carro, não terá crises financeiras, nunca terá problemas, enfim, vive o céu na Terra. Caso ocorra alguns dos problemas citados, é provável que você esteja em pecado, ou negligenciando nos dízimos e nas ofertas, ou ainda esteja dando alguma brecha na sua vida. Ouvi de um líder que o mesmo não comprava nenhum tipo de remédios em razão de crer que a enfermidade é coisa do capeta.

Ênfase a vaidade e a riqueza: Alguns desses líderes ensinam que Deus quer que todos os seus filhos sejam ricos e que uma pessoa somente adoece por falta de fé. São mundanos e extremamente interessados nos prazeres terreais. Observe-os enquanto falam e conte o número de anéis que têm nos dedos ao pedirem ofertas e dízimos para seus ministérios. Muitos têm um salário altíssimo. Por favor, não me entenda mal. Não há nada de errado em um pastor receber um salário adequado. No entanto, quando o pastor torna-se milionário e vive em uma grande mansão com as ofertas recebidas do seu 'rebanho', então é realmente um lobo mercenário interessado apenas em ganhar muito dinheiro. Os líderes de igreja atuais têm uma tremenda responsabilidade e precisarão prestar contas de como cuidaram a igreja que estava sob o seu encargo. A igreja está cada vez mais se enchendo de credos e práticas não bíblicas, confundindo a sã doutrina e se arrastando pelo caminho das heresias, aquelas que ganham as pessoas, que enchem as igrejas, que fazem sucesso. Quer agradar ao seu povo? Quer aumentar a frequência de suas reuniões? Pregue o que o povo quer ouvir!

Falta de Sabedoria, Fanatismo exacerbado: Não são poucas as vezes que tenho vergonha de ser Cristão. Não bastassem os abusos de poder que se praticam em nome de um cristianismo qualquer (e não do Cristianismo de verdade) existe também uma série de ignorâncias apregoadas por aí que me fazem rubrar só de imaginar a ingenuidade das pessoas. Encontrei um post insinuador:
Quem é cristão não compra produtos Lacta! O autor do blog afirma que o produto “Amandita” (diminutivo de Amanda: Amandinha, Amandita) na verdade seria A + mau + dita. Um salto incrível de criatividade, bastante inútil diga-se de passagem. Já o produto “Diamante Negro” seria o “Demônio Negro” uma vez que, em inglês, o autor do blog acredita que as palavras diamante e demônio tenham a mesma pronúncia. Infelizmente elas não têm. Não no Inglês falado no mundo todo pelo menos.
“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os tolos desprezam a sabedoria e a instrução.” Prov 1:7
Seguindo os “sábios” conselhos de alguns, os cristãos não deveriam ter conta no Santander (pois Santan pode parecer Satanás), não devem consumir produtos Azarro porque um inocente comercial da marca com um pai e filho pilotando um barco é estímulo à pedofilia (onde já se viu um pai e um filho pilotando um barco? Um absurdo!). E tantos outros “não”, “não”, “não” e “não”. Boa parte dessas afirmações sem fundamento é pura propagação da ignorância. Uma ignorância anti-Cristã inclusive. Oséias já lembrava ao povo Israelense o qual, por sua vez adorava um ignorânciazinha: “Meu povo sofre por falta de conhecimento” (Os. 4:6). Quando os Cristãos de Corinto começaram a inventar essas modinhas de “não pode, não pode, não pode” Paulo os relembrou: “Tudo me é permitido - mas nem tudo me faz bem” (I Cor. 6:12). Uma pérola de conhecimento que muita gente prefere ignorar… e sofrer. Fuja dessas ignorâncias!

Omitir para mão mentir: “O mundo é dos espertos mas o céu é dos santos”, essa frase é boa pra quem se considera esperto! Uma artimanha que usam para não mentir é omitir, nesse caso é tentar ludibriar o outro quanto a verdade que conhece. Dão sempre um jeitinho para não falar as verdades quando são questionados. Tem mentira que vira verdade e pecado que vira espiritualidade! Mentir é inventar histórias, omitir é esconder fatos. Ambas são estratégias para enganar.

Ensino gangrenoso: Ensinar que Jesus não é mais todo suficiente e que é necessário seguir as muitas invencionices, nenhuma delas bíblica, diga-se de passagem, que impõe sobre as pessoas. Ensinar que inúmeras coisas são pecaminosas quando a própria Bíblia nada diz diretamente acerca destes mesmos assuntos. Ensinar que ser um verdadeiro seguidor de Jesus significa colocar a vontade de outro, normalmente a vontade do próprio líder, acima da própria vontade.
Transmitir a sensação de que a pessoa está realmente afundando na fé quando ela começa a considerar abandonar o redil em que se encontra. Fazer com que pessoas rejeitem promoções no serviço, mudança de cidades ou novas oportunidades apenas para se manterem onde estão em completa submissão à liderança.
Torcer de maneira perversa o uso de palavras como obediência e submissão. Se o leitor se encontra em um ambiente onde qualquer uma destas características está presente, é necessário tomar muito cuidado, pois o perigo de estar sendo abusado espiritualmente é bastante real.
Seguidores ou Discípulos de Jesus: Infelizmente o que se verifica atualmente são pessoas que correm atrás dos sinais, do sobrenatural apenas, se auto-conduzem no mover de revelações, sonhos, milagres, profecias, visões, indo de igreja em igreja atrás de uma profecia... sempre e UNICAMENTE correm atrás dos sinais, das maravilhas, dos milagres, dos eventos, estão sempre “pipocando” em várias igrejas em busca de coisas cada vez mais sobrenaturais. As igrejas “modernas”, aquelas que buscam estratégias marketeiras para ganhar as almas, estão cheias de pessoas que não perdem por nada as festas e eventos mas não contem com eles pra vigílias, jejum, reuniões de oração... São notáveis: chegam atrasados e fazem barulho, pulam e dançam como ninguém, chamam a atenção no falar, riem alto, chamam a atenção no andar, no vestir...querem estar sempre a frente...amam um microfone e o ministério que fala mais forte é o do louvor, onde buscam o “estrelato”. Em quase todo tempo não são freqüentadores assíduos, costumam faltar algumas vezes, mas se tiverem interesse particular, se sentirão motivados, como por exemplo por algum varão(a) então com certeza freqüentarão repentinamente a todos as programações que o suposto “varão(a)” possa estar. Algumas vezes percebe-se o espírito da sensualidade e da vaidade bem aflorados...pelo tipo de conduta, olhares e modos de vestir. Em busca da “benção” não medem esforços...

Lideranças que se firmam pelo seu sucesso: Quando o líder alcança um patamar de respeitabilidade, quando atinge uma certa reputação, as pessoas se sentem incapazes de questionar seus atos. Quem pode contradizer um pastor que reúne 1 milhão de pessoas, como criticar um músico que vende milhões de Cds, qual membro pode criticar um líder que é recebido por autoridades?