sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Superman: Um Herói Baseado na História de Jesus


A versão de Super-homem de 1978 é realmente parecida com a história de Jesus Cristo. Originalmente os inventores Jerry Siegel e Joe Shuster fizeram seu super-homem de acordo com suas raízes judaícas.

Jerry Siegel e Joe Shuster, ambos judeus, criaram o Super-Homem em meados dos anos trinta como um típico herói mitólogico judeu. Os judeus estavam sendo oprimidos por Adolph Hitler naquele momento e o Super-Homem ou Super-Judeu foi sua resposta a Hitler. O “S” na camiseta do Super-Homem também aponta para os sobrenomes de seus criadores. O Super-Homem veio do planeta Krypton que nos lembra a frase “Tikkum olam” que significa “restaurando os erros do mundo” . Joanne a esposa do falecido Jerry Siegel, diz que ela tem repetidamente ouvido a respeito da relação judaica ao Super-Homem. Jerry Siegel é listado no livro Jewish 100 como um dos 100 mais importante judeus de todos os tempos. Ele é listado em meio a Moisés, Henry Kissinger e Steven Spielberg.

O Jornal “Jerusalem Post” cita Daniel Schifrin da Federação Nacional para Cultura Judaíca nos EUA, na sua frase: “Quanto mais velho eu fico, mais eu vejo que existe algo profundamente judeu no Super-Homem, que ele é um de nós”. Ele completa dizendo: “Como Clark Kent nós temos sido Judeus diasporados por muito tempo, sendo visto como tímidos e estudiosos, quando muito guerreiros hebreus bárbaros fazendo a obra de Deus”.

O filme de 1978 rendeu 80 milhões de dólares – um sucesso naqueles dias. Foi escrito por Mario Puzo (o mesmo do Grande Chefão), e David Newman (da série Shena), e, é claro, baseado nas estórias em quadrinhos de Siegel e Shuster.

O filme Super-Homem essencialmente mostra a vida de Jesus Cristo – o absoluto Super Judeu. Richard Donner, o diretor de Super-Homem completou a filmagem de Omen (o sinal 1976) , que é um filme que fala do Anti-Cristo.

Quando o filme Super-Homem chegou a China Comunista em 1985 os Trabalhadores o chamaram de “Um bravo herói de incomparável força que claramente distingue o que amar e odiar e combate a força com a mansidão” Isto faz lembrar as coisas de Cristo.

A história começa no planeta Krypton que está destinado a destruição. Existem três criminosos que são julgados e condenados por um Conselho de Anciões e expulsos do planeta.
Existe aqui uma relação com a trindade malígna de Apocalipse: O dragão, a besta e o falso profeta (Ap. 16:13). Notamos também uma relação em “Eu vi Satanás, como raio, cair do céu. (Lu. 10:18).

Antes do trágico fim do planeta o bebê Kal-El é enviado a Terra para escapar do inevitável destino do planeta. Kal-El é membro da família dos três (trindade): Jor-El (contracenado por Marlon Blando, de O Poderoso Chefão), A Mãe (Maria), e o bebê Kal-El (Jesus). É interessante notar que EL em hebraico significa Deus e que Superman e seu pai tem EL em seus nomes. Nos quadrinhos Kal-El é kriptoniano da estrela filha – que envolve a criança da Estrela de Natal.
Na cena acima Jor-El abençoa seu filho com palavras que nos fazem lembrar frases bíblicas: “Nós nunca te deixaremos…Tudo que tenho, te dou em herança, meu filho…Me levará dentro de ti todos os dias de tua vida…O filho se torna o pai…e o pai o filho.
Antes de Jesus iniciar seu Ministério Ele foi ao deserto para retiro (Mc 1:12-13). Foi o início de sua jornada.
Seguindo a experiência de reclusão, Super-Homem, assim como a história de Jesus, começa a fazer milagres sobre-humanos. Muita relação com a história de Cristo.
Super-Homem trabalha com escritores no Jornal Planeta Diário. Jesus, também, junto com Mateus e João os escritores das Boas Novas (Evangelho) .
O vôo no céu com Lois Lane foi uma alusão com a andada de Pedro nas águas (Mt 14:28-29). Ambos Pedro e Lois caem nesta tentativa.

O Super-Homem tem um inimigo, Lex Luthor que vive debaixo da terra – o lar tradicional e confuso de Satanás [Observação do blog: na mitologia não bíblica). Lex Luthor oferece ao Super-Homem o Reino Terrestre. Isto nos faz lembrar a tentação de Satanás a Cristo oferecendo o Reino Terrestre (Mt 4:8-10).
Jesus morreu numa cruz. Hoje seguidores usam cruzes em volta de seus pescoços. E assim foi com o Super-Homem, a diferença era que a cruz em volta do pescoço era de kriptonita.
Após sua crucificação na cruz, Jesus foi colocado numa sepultura. O batismo nas águas é o símbolo do enterro de Cristo (Rm. 6:4). O Super-Homem foi colocado em um túmulo cheio de água. O Super-Homem ressurge, e é visto pela Eva Techsmacher. Eva é uma mulher com vida dissoluta como Maria Madalena que testemunho a Ressurreição de Cristo. Eva é também o nome da primeira mulher da Bíblia. Jesus é chamado de o segundo Adão da Bíblia.

A Bíblia afirma que Jesus foi até o Inferno [Observação do Blog: Hades não é local de pessoas vivendo em forma de espíritos, mas significa a ausência de vida] após a cruz. Na estória de Super-Homem este também vai até os fogos do inferno. O Evangelho de Mateus menciona os terremotos que ocorreram com a morte de Cristo (Mt 27:54). Mateus também menciona pessoas que foram ressuscitadas de suas sepulturas. (Mt. 27:51-53). No Filme Lois Lane morre em seu carro-túmulo e Super-Homem a faz voltar a vida.
Para ressuscitar Lois Lane de sua sepultura, Super-Homem tem que reverter o tempo, o que ele consegue ao dar voltas na Terra e revertindo a rotação da Terra. Ele se dá bem nesta. Lembremos que o tempo hoje é dividido em AC e DC. “Cristo alterou o tempo também”.
Super-Homem entrega Lex Luthor e seus assistentes na prisão. A Bíblia diz que, “Deus tendo despojado os principados e as potestades, os expôs publicamente ao desprezo, e deles triunfou na cruz” (Cl. 2:15).