segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Bíblia em quadrinhos trará edições em sete idiomas e para iPhon

BARCELONA – Foi iniciada a publicação dos quadrinhos da Bíblia, nos formatos impresso e digital, para iPhone e iPod Touch. A iniciativa, parte de um projeto global que deve se estender até 2011, prevê edições em vários idiomas. Trata-se da primeira publicação mundial de quadrinhos sobre a Bíblia, conforme informou à Zenit a editora Barcelona Multimedia.

O conteúdo da edição impressa cobre as principais passagens da história sacra e dos Evangelhos. A obra está organizada em quatro volumes: Jesus, a palavra, publicado em primeiro de dezembro; Jesus, a luz, que será publicado em março do próximo ano; O Antigo Testamento. O Gênesis, previsto para dezembro de 2011; e O Antigo Testamento. O Êxodo previsto para março de 2011.

Já edição digital será lançada num total de seis álbuns para iPhone e iPod Touch. Estão sendo preparadas também versões para outros aparelhos, como o Blackberry.

Os quadrinhos digitais estarão disponíveis em sete idiomas, por meio da Apple Store do iTunes, acompanhados do suplemento gratuito A Bíblia das Crianças. O preço de cada álbum é de 2,39 (Euros). Usuários das versões digitais poderão também adquirir as versões impressas pela internet.

A estrutura dos textos contidos nos quadrinhos é uma transcrição fiel dos textos bíblicos originais, sem adaptações. A referência para os textos foi a Bíblia Interconfessional Deus Fala Hoje, elaborada e revisado por especialistas católicos e protestantes.

O autor dos argumentos é Toni Matas, editor da BCN multimedia; os desenhos são de autoria de Picanyol, reconhecido artista do gênero, herdeiro da rica tradição franco-belga da qual Hergé, de TinTin, é o desenhista mais popular.

O projeto envolveu um trabalho exaustivo de documentação gráfica para a confecção dos desenhos, visando manter o mais fidedignas possíveis as ilustrações de paisagens da região de Israel, bem como da arquitetura, vestimentas e utensílios da época.

Os quadrinhos são dirigidos ao público composto por meninos e meninas com idades entre sete e treze anos, mas jovens e adolescentes também devem se interessar pelo material. A obra pode ser utilizada também por catequistas e professores em sala de aula, podendo ainda ser útil para leitores de outras culturas e religiões interessados na história sacra cristã.

Fonte: Zenit / Notícias Cristãs
------