quinta-feira, 8 de julho de 2010

Apascentar com o Coração


Por Pastor Jorge Albertacci

Pv. 27:23 - Ez. 34:11-26

"Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado". (Pv 27:23)

O versículo em apreço recomenda a não desprezar a criação de ovelhas, a não desprezar o rebanho, o povo de então buscavam outros meios de vida desprezando o mais recomendável que era a criação de ovelhas, a formação de rebanho.

PROCURA CONHECER

Cada ovelha é uma ovelha, nem sempre se pode usar o mesmo tratamento para todas as ovelhas, (longe de sugerir a usar dois pesos e duas medidas, não se dá uma alimentação forte para uma ovelha fraca) a recomendação aqui é procurar conhecer o estado delas e pôr o "coração" sobre o gado (as ovelhas). Não a vara, nem qualquer outro instrumento de açoite, nem os pés, nem a truculência, nem o ponto de vista radical. Mas, o coração, isto quer dizer: o amor, a atenção, o carinho, o apreço, a dedicação, não como tendo domínio sobre a herança do Senhor.

NÃO MEDIR ESFORÇO PARA ATENDER AS OVELHAS, DIA E NOITE

"E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias e comprem comida para si". (Mt. 14:15)

A pressa dos discípulos em despedir o povo, sedento de água, faminto de pão, e faminto de Deus, é porque eles (os discípulos) só viam problemas, eles só viam a noite que vinha, eles contavam com uma grande dificuldade, mesmo estando com Jesus, eles não viam uma solução para o problema que era iminente. E a grande massa que estava ali em volta do Mestre, não ousava fugir, por livre eles não iam embora, mesmo estando no deserto, eles preferiam estar no deserto com Jesus, a que estar na cidade sem Ele. Eles bem sabiam que o Mestre os apascentava com os "coração".

OLHAI PARA O REBANHO

"Olhai pois por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que Ele resgatou com o Seu próprio sangue. Porque eu sei que depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho". (At. 20:28).

Não se põe o coração, sem antes olhar com carinho, primeiro, um olhar introspectivo, para ver como é que está o coração, depois, sobre todo o rebanho, rebanho este, que é do Senhor, que só se apascenta pela permissão do Espírito Santo, rebanho que foi adquirido no Calvário, com derramamento do sangue do Senhor. Paulo temia pelo discernimento que ele tinha, que após sua partida, apareceriam muitos que não apascentaria com o coração e Paulo os chama de lobos cruéis, porque seriam exploradores do rebanho, que colocariam sobre o rebanho fardos pesados, cobrariam do rebanho o que eles mesmos nunca havia pagado.

A DECLARAÇÃO DO CANDIDATO PARA APASCENTAR

O Apóstolo Pedro não foi pego a laço para apascentar o rebanho do Senhor, não foi por oferta de uma grande remuneração, como quem assume a gerência de uma organização comum, onde se comprova aptidão com a apresentação de diplomas de cursos de capacitação, currículo e outros documentos, mas, ele teve que declarar diante de Jesus, três vezes: Eu Te amo Senhor, eu Te amo Senhor, eu Te amo Senhor, ele teve que primeiro amar, ele teve que primeiro amar ao Senhor Jesus, para depois, estar apto para apascentar o Seu rebanho com o coração. (João 21:15-17).

PEDRO, UM OBREIRO APROVADO

E na sua primeira carta, Pedro mostra que realmente aprendeu com o Mestre, tanto que ele recomenda veementemente:

-"Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho". (1ª Pd. 5:1-4).

Pedro sabia como lidar com o rebanho do Senhor, ele havia passado pela escola da oração, do jejum, da Palavra, do amor,

De acordo com Efésios:

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo". (Ef 4:11).

ELE MESMO DEU!

Cada obreiro é provisão divina para a Igreja, e sua chamada não se dá meramente por uma boa amizade com o seu pastor, com a Convenção e que a Igreja está filiada, ou com a Igreja onde congrega, tudo isto é necessário, mas não é tudo, para a ordenação ao santo ministério o elemento deve de ter antes de tudo a vocação, a chamada de Deus, é bom saber que estes requisitos são para os que vão apascentar com o "coração".

Não pode faltar na vida do obreiro que apascenta com o coração: abnegação, simplicidade, humildade, oração, jejum, temperança, bom senso, equilíbrio, mansidão, amor, justiça, renúncia, capacidade para ser incompreendido, capacidade para perdoar sem restrições, que ama sua esposa e por ela é amado, que seja respeitado pelos filhos, que tenha fé para ser dizimista, que possa fazer suas as palavras de Paulo exaradas em I aos Coríntios 11:1, onde diz: "sede meus imitadores assim com eu sou de Cristo".

JUDAS RECOMENDA SOBRE OS QUE APASCENTAM A SI MESMOS

-"Estes são manchas em vossas festas de caridade, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas." (Jd 12).

"Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e lhes não servirão mais de pasto". (Ez 34:10)


Os que apascentam a si mesmos, são os que não apascentam com o coração, são aqueles que dizem: tem que ser assim, e vai ser desta forma; chegando a ponto de dizer: vai para o inferno quem quiser, mas eu não vou carregar ninguém nas costas; todos já sabem que eu gosto das coisas "certas"; chega de pelejar com desobedientes.

Costumam ter uma boa formação acadêmica e Teológica, uma boa parte deles até já leram a Bíblia toda, uma, duas três, ou mais vezes, mas não sabem o que é unção de Deus. Lêem muito para serem ainda mais duros. São os que, se as coisas correm bem para eles, está bom para todo o rebanho.

Sempre houve aqueles que tentaram desviar o povo de Deus de seu principal objetivo. Sejam anjos ou homens, Deus sabe como lidar com os rebeldes, mas os crentes são advertidos a não se envolver com tais pessoas, os perversos apelam aos desejos dos olhos, desejo da carne e do orgulho desordenados, eles fingirão amar a Deus, parecerão fazer as boas obras, mas se for feito um exame minucioso, eles são tão infrutíferos quanto a figueira que Jesus amaldiçoou. Os sábios saberão identificar aqueles cujo objetivo é ser deus, e não servir a Deus. Eles ensinam coisas que não se pode aplicar; tem comportamento libertino; falam com desrespeito sobre a autoridade eclesiástica; estão mais preocupados com o dinheiro e em satisfazer os seus raciocínios radicais do que promover o bem-estar para aqueles para que ministram. Agradam os outros, quando é de seus interesses.

O PERIGO DE QUEM DEIXA DE LADO O APRISCO

"E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos." (Lc 15:15).

Como é triste a pessoa não primar por administrar com desvelo o que Deus lhe confia, seu fim pode ser trágico, pode com sua vara, apascentar porcos, e as vezes até compartilhar a mesma ração. Cuidemos pois, com o coração do que Deus nos confia como mordomos.
Em Romanos - 15:1-7 - Paulo recomenda que "nós que somos fortes, devemos suportar os fracos."

Sempre menciono sobre este assunto, discorrendo sobre a mordomia dos irmãos fracos. Mas, na maioria das vezes, entre estes fracos é que tenho encontrado os irmãos fortes em Cristo.

PAULO, O FRACO FORTE

"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte." (2Co 12:10).

Em Mt 10:6 - Jesus recomenda: "Ide antes às perdidas" - no plano de salvação do nosso Deus, os perdidos tem prioridade, eles precisam ser apascentados com o coração de alguém que os demonstrem amor, eles ser ajudados por alguém que os insira no rebanho.

O Texto de Ez 34:16, nos mostra os tipos de Ovelhas que encontramos.

1. A PERDIDA - são os inconversos, os descrentes, sem Deus, nunca pertenceram o rebanho do Senhor, a estes: Buscarei!

2. A DESGARRADA - são as afastadas, já pertenceram o rebanho, e as vezes até por falta de quem as rebanhassem com o coração, hoje, se encontram desviadas, a estas: Tornarei a trazer!

3. AS QUEBRADAS - são as mutiladas espiritualmente, são as que sofreram açoites, foram apascentadas com truculência, com brutalidade, agora se encontram com grandes rupturas internas, grandes lesões, a esta: Ligarei!

4. A ENFERMA - são as doentes na fé, o Senhor Jesus disse: os sãos não precisam de médico, mas, sim os doentes, Mt 9:12. Estas são as que se encontram enfraquecidas, são as que precisam de uma alimentação balanceada com sal e gordura, precisam de alimentação leve, precisam de ajuda, a estas: Fortalecerei!

5. A GORDA - são as exaltadas e soberbas, são as que ao debruçarem sobre sua razão, morra quem quiser, são desproporcionais, pesadas de difícil locomoção, não se mexem facilmente, e são encontradas sempre entre os falsos profetas e também entre os obreiros, a estas: Destruirei e Apascentá-la-ei com Juízo.

6. AS FORTES - são as rebeldes - truculentas - contenciosas, quando obreiros, coitado do rebanho! São durões, radicais, irredutíveis, egoístas, não perdoam e quando o fazem, faz com restrições, julgam-se donos da verdade, como a gorda, é comum encontrar este tipo de ovelha no meio dos obreiros, e no meio dos falsos profetas, a estes: Destruirei e a apascentarei com Juízo.
"E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura, dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer." (Lc 17:7-10).

Um líder que apascenta com o coração e que obedece aos mandamentos de Deus não pode fazer pedidos especiais a Deus pelo mero cumprimento de seu dever. As recompensas de Deus são concedidas por Sua imensurável Graça. Seremos servos inúteis se fizermos somente o que deveríamos fazer.

Profecias contra os pastores infiéis de Israel Ez. 34:1-10 - Jr. 25:32

O rei, profeta e o sacerdote como pastor foram uma imagem antiga que data mais de 1000 anos antes de Ezequiel. O rei tinha a responsabilidade de fornecer alimento e água para o seu rebanho, destruir aqueles que fizesse mal a eles e defender o direito dos mais fracos - a viúva, o órfão e o estrangeiro. Mas os reis de Israel haviam falhado. Ao invés de alimentar o rebanho, "eles apascentavam a si mesmos" (Ez 34:2) e vestem-se de lã (Ez 34:3).

Como resultado da negligência, as ovelhas são espalhadas (Ez 34:5-6). Deus irá intervir e juntar as ovelhas espalhadas como o Bom Pastor (Ez 34:11-16); Is 40:16; Jr 31:10). Ele irá julgar a ovelha que fizer algo errado (Ez 34:17-22) e irá colocar seu servo Davi sobre elas como um pastor (Ez 34:23-24). Finalmente Ele fará um concerto de paz com eles; eles serão Seu povo e Ele será seu Deus (Ez 34:25-31). Os profetas e os sacerdotes também haviam falhado (V 4). Lá no campo, as ovelhas podiam se separar do rebanho por uma tempestade ou escuridão ou vagando para longe.

A falta de um pastor deixaria que as feras, forças estrangeiras hostis, as espalhassem para o exílio - Eis que estou contra os pastores (V 5-8). Na verdade esta profecia é melhor entendida de maneira escatológica, visto que o pastor é claramente messiânico, descrito no v. 23, como um descendente de Davi, Jesus Cristo é o Sumo Pastor.

Obreiros como provisão Divina (Ef. 4:11)

1. Ele mesmo deu, uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
2. At. 6:3 - e outros para diáconos.
3. Tm. 3:1-2 - Outros para bispos - presbíteros - anciãos.
4. Tt. 1:5-7 - outros para presbíteros.
5. I Tm. 3:11 - outras para diaconisas - embora não haver a palavra diaconisa no "grego" e até ao III século não haver nenhuma referência - diácono é servente: Febe era servente, Rm. 16:1.
6. Rm. 16:3 - outros para cooperadores e cooperadoras.
7. Outros para missionários, aqueles que proclamam as boas novas em terra distante, representando sua Igreja e o Reino de Deus onde os membros não podem ir.

"Pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, diaconisas, missionários, missionárias, bispos, anciãos, cooperadores, cooperadoras, auxiliares"

Todos com a finalidade única e exclusiva de proclamar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, ensinar, batizar os conversos, exortar, promover a paz, em fim apascentar com o coração o rebanho sobre o qual o Espírito Santo nos constituiu bispos, para apascentarmos os redimidos pelo precioso sangue do Filho de Deus.

Fonte: Igreja Evangélica Jesus Cristo
---------------------