segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Igreja Assembleia de Deus em Curitiba lança a campanha de incentivo a leitura "Leia Mais"

Em funcionamento efetivo desde 2002 e com acervo de 15 mil volumes, a Biblioteca Eva Ribeiro Pereira passa por momento de crescimento e lança novo projeto, o “Leia Mais”, um programa de incentivo à leitura na região. O acervo é administrado pela congregação da Assembleia de Deus em Vila Americana, dirigida pelo pastor Edmundo Schilling de Souza e ligada à matriz da AD em Curitiba (PR), liderada pelo pastor José Pimentel de Carvalho. As obras estão dispostas em prédio anexo à AD.

A ideia de organizar uma coleção de livros de conteúdo cristão e cultural nasceu em 1992, por iniciativa de irmã Eva Ribeiro Pereira. Profundamente preocupada com a educação dos filhos, Eva considerava discutíveis muitas das obras indicadas pela escola e, a partir de então, passou a manter uma quantidade considerável de livros e a compartilhar o conteúdo com membros da igreja. Naquele período, muitos foram despertados para a leitura, contudo o funcionamento da pequena biblioteca precisou ser interrompido.

Após um hiato de cinco anos, a ideia foi retomada por um grupo de jovens curitibanos, responsável pelo evento Gincana Jovem. Os jovens Elizeu Florentino e Wagner Campos, e os líderes de mocidade Gerci Sérgio, Ivan Teles e Marcelo Moradore, obtiveram êxito na arrecadação de mais de 500 livros.

Reorganizada, a biblioteca cresceu e soma atualmente 15 mil volumes catalogados: milhares de livros evangélicos, livros escolares e profissionais, uma abrangente coleção de revistas semanais e especializadas, bem como séries completas dos periódicos Ensinador Cristão, GeraçãoJC, Mulher e Resposta Fiel, editadas pela CPAD.

Moderna, a instituição mantém grande quantidade de material audiovisual e serviço de internet banda larga, tudo organizado com a colaboração de seis voluntários e da bibliotecária Eva Baldaia.

Por sugestão do pastor Edmundo Schilling de Souza, a biblioteca recebeu o nome de “Eva Ribeiro Pereira”, em homenagem à sua idealizadora. “Quando a biblioteca retomou as atividades, meu coração saltou de júbilo. Meu sonho não ficou frustrado e pude contemplar a alegria da membresia”, exulta irmã Eva Ribeiro.

Segundo o dirigente da congregação da AD em Vila Americana, o objetivo primordial da biblioteca é evangelizar. “Temos um objetivo muito claro de levar a Palavra de Deus a todas as criaturas, para isso usamos de todos os recursos disponíveis, incluindo a leitura, informação e cultura para todos que adentram a nossa igreja”, diz pastor Edmundo.

A partir do 1° semestre de 2011 a igreja pretende ampliar o acesso da comunidade ao acervo através de programa de incentivo à leitura. “Para 2011, estamos com o projeto ‘Leia Mais’, que será aberto para a comunidade em geral, que terá acesso à biblioteca de uma forma mais ampla”, informa a bibliotecária Eva Baldaia.



Fonte: AD Curitiba / Redação CPAD
-------------------------------------