segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Protestantes debatem se fé precisa da instituição em fórum mundial na Suíça

Coordenado pela Federação de Igrejas Protestantes da Suíça, e simultaneamente ao Fórum Econômico Mundial, de 27 a 29 de janeiro, em Davos, acontece um ciclo de debates aberto ao público em geral que tem entre seus temas um que pergunta: “A Fé Precisa da Instituição Religiosa?”. Na descrição do debate e sua provocação inicial, algumas reflexões interessantes para qualquer cristão no Brasil de hoje.

“O interesse das pessoas por questões existenciais e orientação ética é imutável. Mas a conexão disto com instituições, até mesmo as igrejas, está diminuindo em vários países. Especialmente, os jovens estão recorrendo a crenças religiosas que acontecem fora das estruturas tradicionais. Como as instituições religiosas podem atender ao anseio das pessoas por sentido para suas vidas e orientação ética? Quais são as responsabilidades sociais e políticas das instituições religiosas? Como elas tratam a fé? A fé precisa da expressão coletiva?

Estas são as perguntas que os participantes tentarão responder na seção de debates sobre fé e instituição religiosa do dia 28 de janeiro às 19h (horário da Suiça), 22h (horário de Brasília). Os debatedores serão conduzidos por Gottfried Locher, presidente da Federação de Igrejas Protestantes da Suíça, Adrian Loretan-Saladin, professor de Leis Canônicas de universidade suíça, Parinas Parhisi, Rolf Schieder, professor do Departmento de Teologia Prática e Educação Religiosa da Universidade Humboldt em Berlin, Alemanha, dentre outros.

Qualquer pessoa que escrever comentários sobre o tema no blog do Fórum Econômico Mundial pode ter suas ideias levadas ao moderador no dia do debate. Pode ser acompanhado pelo Twitter, através de @OpenForumDavos ou pelas tags #WEF e #OFD. O vídeo dos debates serão disponibilizadas no YouTube.


Fonte: Agência Soma
----------------------