quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Saúde vai às igrejas

O atendimento do programa saúde da família, no bairro Vila São Paulo, funcionou nesta segunda-feira, pela primeira vez, nas igrejas Batista Bereana-Pousada 1 e Paróquia São Paulo Apóstolo. Primeiro dia foi de tranquilidade nos atendimentos.

A Unidade de Saúde da Família do bairro está interditada por causa de uma infestação de pombos no local.

Os animais tomaram conta do teto da unidade e, em virtude das chuvas, dejetos desses animais já começavam a escorrer e invadir as salas.

No local, próximo a escolas e creches da região, o cheiro ruim deixado pelos animais pode ser sentido de longe e os funcionários trabalham colocando grades que impedem os animais de entrar no telhado.

A dona de casa Martha Russo de Oliveira, 35 anos, esteve na igreja ontem para fazer uma consulta. Para ela, o fato de o atendimento estar improvisado não atrapalha.

“O atendimento está normal. O importante não é o local, é a equipe que a gente conhece faz tempo”, explica.

O programa saúde da família funciona na Vila São Paulo há quase quatro anos.

A agente comunitária Elisabete Montalvão, 38 anos, conta que depois que o saúde da família chegou à Vila São Paulo quase não há hipertensos e diabéticos sem atendimento. “Quase não tem criança sem vacina também”, completa.

O atendimento médico para os pacientes com consultas agendadas, além de gestantes, hipertensos e diabéticos continua normal nas igrejas. Medicamentos e curativos devem ser retirados em outras unidades de saúde.


Fonte: Rede Bom Dia
---------------------