sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ministério de artes marciais chutes, saltos e rasteiras para Cristo

“Encera para a esquerda, encera para a direita” são apenas algumas palavras que vêm imediatamente à mente sempre que a palavra “karate” é dita por aí, sem trocadilhos.

Para todos nós, novatos, karate poderia muito bem ser apenas outra coisa agressiva, esporte de ferir um-ao-outro-até-morrer, com um monte de “ha-yah”s e grunhidos no meio. O “Fight Club” mais organizado se você quiser. Mas para um grupo em particular, as artes marciais são uma oportunidade – para testemunhar e depor em uma … forma explosiva.

“As artes marciais não se trata de luta. Nós aprendemos artes marciais para que nós não tenhamos que lutar,” explica Scott “Brickhouse” Brown, co-fundador da Wansai internacional, ao Christian Post na terça-feira.

O professor de escola de dia, sensei de noite, o líder explica: “Recebemos um monte de crianças que são inseguras, sendo incomodadas e intimidadas, e construímos a sua auto-estima e os ensinamos a andar na vida sem ter que usar artes marciais” – insere outro momento aqui de Miyagi-Daniel do Karate Kid.

Brown acrescenta: “O resultado é que nós queremos melhorar a sua alma e seu relacionamento com Deus. Se eles não têm, queremos ajudá-los a encontrar um.”

Mostra de armas, movimentos de auto-defesa, e quebras de tábuas não são as ferramentas tradicionais de evangelização usadas para alcançar pessoas para Cristo. Mas este é o método que está funcionando para o grupo International Wansai com sede no Texas.

A Wansai International é uma organização sem fins lucrativos, que acredita que “o rei é Jesus Cristo e a espada é a Palavra de Deus.” Wansai “significa” Espada do Rei.”

Usando uma variedade de caminhos para construir o reino de Deus, local e internacionalmente, Wansai olha para as necessidades e as tentativas para encontrá-lo através de benevolência, evangelismo e relacionamentos.

Fundada por Scott “Brickhouse” e Theresa Brown, ambos possuindo as faixas preta de quarto grau de karatê Bushido-Kai, os membros permanentes do Wansai incluem seus dois filhos Erin “Champ” Brown, Kyrie “Fireball” Brown, e “The Rev” Matthew Williams.

Erin tem faixa preta de segundo grau enquanto sua irmã mais nova Kyrie é classificada atualmente na faixa marrom primeiro grau.

O que normalmente iria assustar as pessoas – punhos voadores, espadas, e as placas, oh meu – está atraindo muitos para o ministério singular estabelecido para construir preparar pessoas físicas e espirituais de auto-defesa ao desenvolver relacionamentos significativos através da oração e estudo da Bíblia.

Bushido Kai, o tipo de karate que os Browns ensinam, significa o caminho do guerreiro. “A maneira que eu ensino isso significa que no coração de cada guerreiro está a cruz. Jesus disse: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim,’” comenta Brown.

“O objetivo do nosso karate não é para ferir as pessoas, mas para que ninguém se machuque, no final.”

As aulas de karate Bushido Kai únicas de Wansai começam sempre em oração, terminam em oração e, ocasionalmente, apresentam uma mensagem falada pelo próprio Brown entre os kata dachi e waza uchi – se você entender minha linguagem de karate.

Um dojo reconhecido da Associação Norte-americana Bushido Kai (o grupo sem fins lucrativos pai das missões de espírito), Guerreiro de Deus Bushido-Kai é apenas uma dimensão da sua organização dinâmica, que inclui o fornecimento de alimentos ou suprimento para aqueles em necessidade, ajudando os idosos, distribuição de Bíblias traduzidas, equipagem de pastores e estudantes da Bíblia, e a realização da mostra de arte marcial por todo o mundo que apresenta o Evangelho e enfrenta as situações da vida real do ponto de vista bíblico.

Um dos dramas, “Breakthrough,” trata de um protagonista, normalmente desempenhado pela filha mais velha de Erin, que foi presa e arrastada para longe da família por maus desejos como rebeldia, brigas, e orgulho – que são escritos em uma tábua de madeira, traduzida para a língua do país específico.

Encontrando-se presa e sozinha, ela percebe que deve voltar para Deus e orar por sabedoria para ajudá-la a superar os desejos. Deus a capacita a “quebrar” as tábuas e encontrar restauração com sua família.

Nas Filipinas, onde as famílias estão constantemente sob ataque, “Breakthrough” repercutiu grandemente em todo o povo.

Demonstrando a crucificação e ressurreição de Cristo através de meios não-verbais, a sua “redenção” também é capaz de transcender as barreiras linguísticas e chegar direto ao coração do público.

“Este grupo de artes marciais centrado em Cristo trouxe muito mais do que as tábuas quebradas típicas e blocos de concreto quebrados. Trouxe com eles uma paixão para alcançar pessoas que usam suas habilidades e talentos,” disse Darin Madeira da Igreja Batista Central em Jacksonville, Texas.

Todos os fundos angariados através de aulas ou programas apoiam diferentes missões no exterior: um orfanato em Moçambique, uma escola na Guatemala, e, atualmente, uma casa de passagem na fronteira do Texas e do México, ministrando aos imigrantes que não têm lugar para virar.

“Tentamos ser o mais semelhante a Cristo como podemos na nossa vida quotidiana. Sabemos o que vale a pena proteger, e sabemos que não vale a pena proteger,” conclui o faixa-preta sensei Brown.

Embora Brown não seja o Sr. Miyagi, ele e o resto da equipe Wansai ensinam a todos que o “segredo para o karate está na mente e no coração” de Cristo – Não nas mãos.”


Fonte: Christian Post
--------------------