terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Canal televisivo Fox recusa comercial que coloca Jesus contra Obama

O canal americano Fox rejeitou a veiculação um comercial criado para divulgar um site denominado JesusHatesObama.com [Jesus odeia Obama] durante a final de um campeonato de futebol americano (NFC) deste ano, que aconteceu neste domingo.

O anúncio satírico mostra dois bonecos, um de Jesus e outro do presidente Obama. Com o hino “Vencendo vem Jesus” [The Battle Hymn of the Republic] executado ao fundo, o boneco de Jesus usa seus “poderes” para afogar Obama no aquário.

Embora com apelo humorístico, o comercial e o site divulgam uma mensagem político-religiosa que tem crescido nos EUA. O chamado Tea Party, ala mais conservadora da direita americana, tem feito sucessivos ataques ao presidente e muitas vezes usa questões religiosas como justificativa. O canal Fox tem sido duramente criticado por vários anos por suas posturas conservadoras e a proibição da veiculação do comercial o leva mais uma vez sobre discussões sobre a censura na mídia. A rede de TV limitou-se a dizer que o material era “inaceitável”.

O site foi criado por um homem chamado Richard Belfry, que se considera um “humorista conservador”. Em sua página principal há um esclarecimento: “Acreditamos realmente que Jesus odeia Obama? Claro que não! Contudo, acreditamos na liberdade… e na liberdade de satirizar a administração Obama com nossas camisetas originais. Conheça toda a nossa linha de acessórios. Nossos produtos podem ser uma piada, mas as políticas deste governo também são”.

Na página existe uma loja onde é possível encontrar diferentes tipos de material anti-Obama, incluindo camisetas, canecas e bonés. Também chama a atenção que alguns produtos usam um logotipo onde o “O” de Obama é desenhado com dois chifres e o último “A” tem uma cauda, marcas distintivas que lembram um inimigo de Jesus bem mais conhecido.



Fonte: Pavablog
----------------