domingo, 6 de fevereiro de 2011

Igreja é incendiada na cidade egípcia de Rafah

Cristãs na Catedral de Abassiya, no Cairo (foto)

Uma igreja cristã de Rafah, no Sinai egípcio, na fronteira com a Faixa de Gaza, estava em chamas neste sábado, informaram testemunhas.

Chamas e fumaça subiam da igreja Mar Guiguis após uma explosão de origem desconhecida, informou uma testemunha.

Outra pessoa, que estava a cerca de cem metros do local, afirma ter visto homens armados em uma motocicleta em frente ao lugar de culto.

Por enquanto não foi possível entrar em contato com os serviços de segurança.

Segundo a televisão estatal, o governador do Norte-Sinai, Abdel Wahab Mabrouk, desmentiu que tivesse havido qualquer explosão na igreja, afirmando que a única detonação deste sábado foi contra o gasoduto que abastece a Jordânia e Israel.

Desconhecidos atacaram com explosivos este gasoduto, o que obrigou as autoridades a cortar o fornecimento nos dutos, um dos quais enviava gás a Israel.

Segundo as testemunhas, ninguém vigiava a igreja Mar Guiguis de Rafah quando ocorreu o incidente. As forças de segurança abandonaram seus postos e desapareceram em meio às manifestações no Egito para pedir a renúncia do presidente Hosni Mubarak.

Normalmente, os policiais vigiam os locais de culto cristãos, após os ataques contra a comunidade Copta do Egito.

Na madrugada de 31 de dezembro para 1º de janeiro, um atentado foi praticado contra uma igreja de Alexandria (norte do Egito), fazendo mais de 20 mortos.



Fonte: AFP
----------------------