sábado, 19 de fevereiro de 2011

Igreja Peniel em Três Lagoas tem programa para recuperar drogados

Pastor Marcos Rogério Martins Araújo (foto) há mais de 22 anos trabalha na recuperação de drogados.

A Igreja Peniel tem um programa de recuperação para pessoas dependentes de drogas e álcool, principalmente o crack. Cerca de 40% são pessoas em tratamento para se livrar do crack, depois vem álcool, bebidas, cocaína cheirada e “zuca”, um subproduto do crack.

O pastor Marcos afirmou que atende 70 homens com problemas e 12 mulheres (a capacidade é de até 18). O tratamento dura seis meses para o sexo masculino e sete meses para o feminino, podendo se estender, se for o necessário.

Segundo ele, a Peniel é a única entidade que trabalha com internação. As outras contam com regime ambulatorial, "que é muito difícil conseguir a recuperação". Um estudo realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, órgão ligado à Universidade Federal de São Paulo, mostra que a religiosidade é um fator decisivo para a recuperação de dependentes.

Não é a pregação religiosa, mas a prática da doutrina cristã no relacionamento, um tratamento humanizado, sem preconceitos, de igual para igual, ajuda a resgatar a autoestima e a crença de que é possível recomeçar. Geralmente o viciado perdeu a credibilidade com os amigos e em casa, com a família, que começa a duvidar da vontade de se recuperar.

Na Peniel, o sucesso do tratamento é 40 a 50%, número considerado alto quando se fala em tratamento de viciados. O tratamento começa com a desintoxicação, se o interno tiver crise de abstinência e se for necessário, ele é levado para o Hospital Auxiliadora. A fase de desintoxicação vai de 15 a 21 dias.


Fonte: Jornal do Povo
------------------------