domingo, 20 de fevereiro de 2011

Visão Mundial inaugura espaço para apoio a crianças de Nova Friburgo

Um mês após lançar uma campanha de arrecadação de fundos, a Visão Mundial inaugura, no próximo dia 21 de fevereiro, o Espaço Amigável para Crianças em Nova Friburgo (RJ), cidade que concentra quase a metade das vítimas registradas até o momento. Em parceria com a Igreja Metodista Central, o Espaço vai reunir uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais contratados e voluntários, para atender a uma média de 100 crianças diariamente.

Espaços Amigáveis para Crianças são uma tecnologia desenvolvida pela Visão Mundial (World Vision) para oferecer respostas às necessidades surgidas em tragédias. São instalações por meio das quais oferece às crianças vítimas de tragédias, naturais ou não, atividades pedagógicas e lúdicas capazes de fazê-las expressar suas emoções enraizadas no desastre e reconstruir uma percepção positiva da vida frente desastre tão abrangente. Diariamente são desenvolvidos com as crianças dinâmicas, jogos, atividades recreativas e reforço escolar baseado na produção de textos, desenhos e resolução de problemas.

Para Emídio Bastos, Gerente de Assuntos Humanitários e Emergência da Visão Mundial, os Espaços Amigáveis para Crianças conseguem estabelecer uma rotina diária que dá a elas a estrutura necessária para enfrentar o estado caótico da sua vida atual e promover uma transição adequada entre o período de inatividade das crianças e o retorno às atividades cotidianas e a uma vida normal, com o passar do tempo.

Nos Espaços Amigáveis, as crianças têm, ainda, a oportunidade de dar continuidade às atividades escolares regulares. Com o apoio de equipes multidisciplinares, formadas por profissionais de saúde, os pais também recebem suporte emocional, orientação e informações relevantes para ajudá-los a conviver com a difícil situação e para melhor enfrentar os desafios futuros. “Ao sentirem que seus filhos estão em segurança, os pais sentem-se mais tranquilos para voltarem a cuidar de si e de suas tarefas diárias, como trabalhar e até mesmo reconstruir suas casas”, relata Emídio. “Trata-se, realmente, de um oásis em meio ao caos”, finaliza.


Fonte: Assessoria de Comunicação Visão Mundial
--------------------------------------------------