sábado, 5 de março de 2011

Tudo Acaba em Carnaval, Samba e Pizza!

Quando se fala que tudo no Brasil acaba em "carnaval", em "samba", em "pizza", é um manifestação de repúdio à atitude leviana, insensata, tomada por determinados políticos e instituições neste país. Significa que ninguém será responsabilizado ou punido por procedimentos ilícitos, irresponsáveis, como costuma acontecer aqui.

O carnaval, como outros eventos mundanos, está associado à desordem, alheamento, delírio, festividade na qual as regras podem ser quebradas. Os antropólogos consideram-no "rito de inversão", momento em que valores e hierarquias são contravertidos. Por que terá sido que o presidente da França, Charles de Gaulle, afirmou que o Brasil "não é um país sério"?

A palavra carnaval vem do latim, "carrus navalis", carros navais que transportavam grandes tonéis cheios de vinho, que era distribuído na Roma antiga durante as bacanais, orgias em honra a Baco, o deus grego do vinho. Dessa mesma palavra deriva "carnavale"(vale a carne), festa carnal.

Dicionários registram que a palavra "carnaval" significa confusão, desordem, trapalhada, orgia, inconsequência, irresponsabilidade. Não é em vão que se diz que "no Brasil tudo acaba em Carnaval".

Sentimo-nos envergonhados vendo nosso País ser conhecido, lá fora, como o "País do Carnaval" e ouvindo, aqui dentro, que tudo acaba em "carnaval", "samba" ou "pizza". E o que é deletério, nefasto, saber que a "festa carnal" é definida como cultura, uma espécie de identidade nacional. E para nós, os cristãos, a tristeza ainda é maior, porque sabemos que essa festa deriva da homenagem a um falso deus, Baco, patrono da orgia, da embriaguês, dos excessos da carne.

A Palavra de DEUS diz que "os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o ESPÍRITO, para as coisas do ESPÍRITO. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do ESPÍRITO é vida e paz". (Rm. 8:5-6). O homem começa a morrer quando insiste em viver descompromissado com seu Criador. E o que o afasta de Deus é o pecado, que provém das obras da carne. Paulo afirma: "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, contendas, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, orgias e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como antes vos previni, que os que tais coisas praticam
não herdarão o Reino de DEUS" (Gál. 5:19-20).

Todo essas obras estão presentes na "festa da carne", no carnaval. E, a Bíblia afirma que "a inclinação da carne é inimizade contra DEUS, pois não é sujeita à lei de DEUS, nem em verdade o pode ser. E, os que estão na carne não podem agradar a DEUS" (Rm. 8:7-8). No Brasil, tudo não terá mais o triste desfecho por que é conhecido quando, pelo testemunho íntegro dos cristãos, o povo brasileiro se converter a Jesus. Então, não mais haverá festas da carne mas, no seu lugar, festas do Espírito. E nossos filhos ouvirão e dirão, felizes, que esta nação tão rica,tão aquinhoada por Deus, é do Senhor Jesus Cristo!



Fonte: Pr. Eli Fernandes de Oliveira em Libernet
-----------------------------------------------------------------