quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Partido Social Democrático PSD atrai dois evangélicos e contabiliza 57 deputados federais

Na reta final de filiações, o PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, alcançou seu objetivo de ultrapassar o PSDB e conta agora com a terceira maior bancada de deputados, tendo como critério o número de eleitos para a Câmara. Ao todo, o partido afirma contabilizar 57 parlamentares. Como três são suplentes, o número de deputados titulares seria de 54. Os tucanos elegeram 53, mas tiveram pelo menos duas perdas para o PSD. A dúvida é em torno de um terceiro nome, Berinho Bantim, de Roraima, que teria desistido. O líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP), continua contando com ele.

“O Berinho se desfiliou do PSDB, filiou-se ao PSD e não fez nenhum movimento contrário até agora. Ele sofreu muita pressão por lá. Mas como não falou comigo, continua conosco”, disse Campos.

Em caso de desistência, o partido de Kassab ainda superaria os tucanos por 53 eleitos a 51. As últimas adesões ao PSD, que fizeram a diferença em relação aos tucanos, foram de dois deputados evangélicos de São Paulo: Jefferson Campos, oriundo do PSB, e Pastor Marco Feliciano, ex-PSC.

Jefferson Campos vem de um dos partidos mais poupados por Kassab, que tem uma aliança com o presidente nacional da sigla, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Guilherme Campos afirma que a transferência foi feita em acordo e “sem nenhuma rusga”. “O Jefferson analisou a situação dele no Estado e decidiu”, disse. O líder do PSD na Câmara afirma que a mudança não tem maiores significados políticos sobre a relação entre o PSB e o PSD em São Paulo. Apesar do acordo nacional, a seção paulista do PSB é comandada pelo deputado licenciado Márcio França, que aceitou ser secretário de Turismo do governador Geraldo Alckmin, desafeto de quem Kassab procura se aproximar e formar uma aliança.

Os integrantes evangélicos do partido, segundo Campos, chegam a seis agora. O grupo inclui ainda Marcelo Aguiar (SP), Silas Câmara (AM) e Arolde de Oliveira e Liliam Sá, ambos do Rio de Janeiro.

As aquisições de última hora elevaram a bancada do PSD paulista na Câmara a dez parlamentares, num total de 70 (14,3%) do Estado. É a maior numericamente. Em termos proporcionais, porém, Amazonas, Mato Grosso e Roraima são as quem têm mais — três entre oito (37,5%).


Fonte: Valor
-------------