terça-feira, 19 de novembro de 2013

Tom Cruise inaugura templo da Cientologia de R$ 330 mi

Catedral na Flórida será usada para desenvolver 'super-poderes' em fieis. Atores John Travolta e Kelly Preston também participaram da inauguração

O prédio mais alto de Clearwater, na Flórida (EUA), acaba de ser inaugurado, com a presença de celebridades de Hollywood como John Travolta, Kelly Preston e Tom Cruise, e com a declarada intenção de desenvolver "super-poderes" nas pessoas. O edifício, orçado em 145 milhões de dólares (cerca de 330 milhões de reais) e construído ao longo de 15 anos, pertence à Cientologia, a religião de Cruise, Travolta e outros que seguem os livros de L. Ron Hubbard, autor de ficção científica fundador da seita.

A inauguração da catedral foi feita neste domingo, com a presença de 6.000 fiéis, sob o comando do líder espiritual do grupo, David Miscavige. De acordo com matéria do jornal local Tampa Bay Times, a catedral será a primeira sede do programa "Super-Poderes" desenvolvido por Hubbard ainda nos anos 1970. Segundo esse programa, os fiéis treinados terão habilidades para "criar um novo mundo". "O programa de Super-Poderes é uma série de processos de aconselhamento espiritual projetados para devolver a uma pessoa o seu próprio ponto de vista, aumentar sua percepção, exercer o seu poder de escolha e ampliar outras habilidades espirituais", disse em comunicado o porta-voz da Igreja, Ben Shaw.

Como parte dessa terapia, aquele que deseja desenvolver super-poderes deve girar em um simulador de anti-gravidade com os olhos vendados para melhorar os 57 sentidos eleitos por Hubbard como primordiais -- a lista inclui visão, olfato, paladar e circulação sanguínea.

O treinamento será desenvolvido no quinto andar do edifício principal. No térreo, o templo receberá visitantes interessados em se informar sobre a religião. Nos primeiros três andares, além de escritórios e salas de aula, haverá exposições a respeito do sistema e das práticas da seita e salas de aconselhamento, em que fiéis têm consultas de até 1.000 dólares. No porão, fica uma cozinha enorme e salas de jantar.

Ouvida pelo Tampa Bay Times, a seguidora Danielle Lumberg, que não conseguiu entrar no evento, mas acompanhou tudo do lado de fora, comparou o novo templo a um parque da Disney World.

Entenda a cientologia

A cientologia se define como uma religião que prega o uso do poder da mente para driblar sofrimentos da vida moderna, como o estresse, a ansiedade, a agressividade e o pessimismo. A prática é baseada na teoria Dianética, criada pelo pelo fundador da cientologia, o escritor de ficção científica L. Ron Hubbard, em 1954. A seita acredita que o homem é um ser imortal que passa por diversas experiências até atingir a iluminação. Críticos da cientologia a definem como uma organização que vende serviços de autoajuda e livros sob a fachada de religião. 

O ator é um dos seguidores mais famosos da seita. Ele se tornou membro em 1986 por influência de sua primeira mulher, a atriz Mimi Rodgers, filha de Phil Spickler, um dos mais altos integrantes da Igreja na época. Separado de Mimi, Cruise levou a segunda mulher, a atriz Nicole Kidman, para o convívio com outros cientologistas. O mesmo aconteceu com Katie Holmes, que pediu o divórcio no fim de junho e exigiu a guarda da filha Suri, de 6 anos, para tentar mantê-la longe da doutrina.  

John Travolta começou a ler os livros de L. Ron Hubbard, fundador da cientologia, aos 21 anos, quando iniciava carreira em Hollywood. Segundo a jornalista americana Janet Reitman, autora do livro Inside Scientology, a personalidade insegura e ingênua de Travolta o levou a procurar o culto. 

Embora não admita publicamente, Will Smith é apontado pela imprensa americana como mais um integrante do time de cientologistas famosos. Em 2008, ele fundou na Califórnia uma escola que usa o método de estudos da seita. 




Fonte: Veja
----------