segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cidade texana de Houston elege sua primeira prefeita abertamente lésbica

Annise Parker teve 53,6% dos votos e superou ex-procurador.Campanha foi marcada por forte retórica anti-homossexuais. (Foto: AP)

Houston tornou-se no sábado (12) a primeira grande cidade dos Estados Unidos a eleger uma prefeita abertamente homossexual, Annise Parker, após uma disputada eleição, marcada por uma forte retórica anti-homossexual, que deu a gays e lésbicas uma vitória simbólica após derrotas sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia e em Maine. "Os eleitores de Houston abriram a porta para a história", disse Parker em um centro de convenções em Houston. "Eu sei o que essa vitória significa para muitos de nós (...)".

Annise Parker, prefeita eleita da cidade de Houston, no Texas, celebra sua vitória na madrugada deste domingo (13) em centro de convenções. Ela é a primeira prefeita abertamente homossexual a vencer uma eleição na cidade texana. Ela teve 53,6% dos votos, e seu principal concorrente, o ex-procurador geral da cidade Gene Locke, admitiu a derrota. A campanha foi marcada por uma forte retórica anti-homossexuais.

Democrata, Parker vai enfrentar um déficit orçamentário de US$130 milhões quando seu mandato começar em janeiro. Ela venceu no segundo turno o também democrata Gene Locke, advogado afro-americano. No ano passado, a Califórnia aprovou a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo, conhecida como Proposição 8, e eleitores do Maine em novembro derrubaram uma lei estatal que permitia o casamento gay. Outras cidades americanas como Portland, Oregon e Providence têm prefeitos abertamente homossexuais, mas nenhuma do tamanho de Houston, a quarta maior cidade do país, com mais de 2 milhões de residentes.

Fonte: G1
---