sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Semelhanças entre neopentecostalismo e os cultos afrobrasileiros

Vendo alguns vídeos no Youtube e relembrando experiências passadas, percebi que não há muitas diferenças entre o baixo espiritismo (umbanda, quimbanda, camdomblé) e o neopentecostalismo. Olhe com cuidado e verá que estão mais próximos do que se imagina.

Ponto 1: Ambos professam a "teologia do medo". Enquanto o baixo espiritismo diz que você está preso a ele por conta de ter que desenvolver sua mediunidade e se você ousar sair os seus guias cobrarão isso de você, o neopentecostalismo diz que se você não permanecer nos cultos e desenvolver uma fé sobrenatural você estará dando brecha para que o diabo arrase sua vida.

Ponto 2: Ambos incentivam invocação de espíritos nos seus cultos. O baixo espiritismo promove que os "santos" baixem no terreiro e quando há uma briga entre eles, o pai de santo exerce poder de exorcismo e repele o guia que tumultuar a sessão. O neopentecostalismo invoca o diabo em todos os seus cultos e depois faz a mesma coisa, expulsa quem estiver tumultuando o culto.

Ponto 3: Ambos tem como costume em seus cultos o "transe". Na macumba em geral, você verá os médiuns em transe, dominados por forças além de suas vontades. Assim é no neopentecostalismo. Basta ir numa vigília "de fogo" e você vai ver muitas pessoas fora de controle, realizando os mesmos movimentos do espiritismo e emitindo os mesmos sons dos orixás.

Ponto 4: Ambos são dirigidos por um "dono", patriarca. No baixo espiritismo há o pai de santo que é o cara que manda no terreiro. Seu guia é o mais respeitado e ai de quem vier contra ele. Nos templos neopentecostais é a mesma coisa. Já viu as placas? Igreja blabla bla bla bla bla... direção: Bispo/apóstolo num sei quem... A ordenança desses caras é ditatorial, não pode ser contestada.

Fonte: Blog do Pr. Márcio de Souza
---