quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

BBB 10. Um reality show deplorável!

Em janeiro de 2010 a Rede Globo de Televisão lançou em todo Brasil a 10ª edição do Big Brother Brasil. Parece que definitivamente, a televisão tupiniquim abriu espaço no seu horário nobre para um dos piores programastelevisivos dos últimos anos. O Sucesso do BBB infelizmente diagnostica que a sociedade a qual fazemos parte, encontra-se profundamente adoecida, além de culturalmente empobrecida.

Confesso que o burburinho da mídia e a agitação do povo diante deste inócuo programa, produzem em meu coração uma profunda inquietação quanto ao rumo que a sociedade brasileira tem tomado. Assusta-me o fato de que milhões de pessoas neste país, sentem defronte à tv durante horas a fio, jogando fora seu tempo e ouvindo baboseiras das mais estapafúrdias possíveis, isto sem falar nos conceitos e valores imorais lançados pelos protagonistas.

Caro leitor, não sejamos ingênuos, bem sei que existem alguns que ao lerem este artigo discordarão substancialmente dizendo: "O que tem de mais em assistir o BBB? Qual é o problema de se divertir diante de um bom reality Show? Nosso povo é tão sofrido, por que não se descontrair assistindo um bom programa de televisão?". Preste atenção, não sou daqueles que combatem a diversão e a cultura. Muito pelo contrário, sou adepto da festa, do lúdico e da celebração da vida. Acredito piamente que o incentivo a cultura e a educação podem corroborar significativamente na construção de um país melhor. No entanto, acredito também que determinados programas televisivos em vez de incentivar o despertamento do povo para aquilo que é bom e saudável, age de modo inverso , levando a nossa sofrido povo ao caminho do emburrecimento e da alienação.

Junta-se a isso o fato de que tempo perdido, não se recupera. Aliás, vamos combinar uma coisa, assistir BBB, é jogar tempo fora! Isso me faz lembrar um poema do século do XVII, escrito pelo Frei Antônio das Chagas que sabiamente nos exorta dizendo que Deus nos pedirá conta do nosso tempo.

"Deus pede estrita conta do meu tempo
E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta.
Mas, como dar, sem tempo, tanta conta.
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?
Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo me foi dado, e não fiz conta;
Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
Hoje, quero acertar conta, e não há tempo.
Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta!
Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando o tempo chegar, de prestar conta
Chorarão, como eu, o não ter tempo..."

BBB? Eu to fora e você?

Fonte: Renato Vargens no Genizah
-----------