sábado, 19 de fevereiro de 2011

Alfabetização da 3ª idade através da Bíblia

Numa iniciativa de valorização da chamada Terceira Idade, o Ministério Casa da Honra, da Igreja Batista da Lagoinha, lança um projeto de alfabetização para idosos baseado na Bíblia. Segundo eles, a palavra pela Palavra. o projeto visa oferecer a esse público não só a chance de aprender a ler e escrever, mas dar-lhe a oportunidade de se incluir ainda mais na sociedade.

Inaugurada em fevereiro do ano passado, a Casa da Honra da Lagoinha visa o cuidado com esta faixa etária no que tange aos aspectos de saúde, psicossociais, de relação de trabalho e estudo e convívio familiar, mas acima de tudo espiritual e pastoral. “Estamos entre o grupo de pessoas que mais leem no país (os evangélicos), exatamente pelo estímulo que a Bíblia nos dá de nos aproximarmos dela e apreendermos aquilo que Deus tem para nos ensinar. Isso é fundamental, especialmente para o idoso. É muito difícil, mas não impossível, o idoso se converter. E o maior índice de analfabetismo está entre eles. Queremos investir nesse projeto para vermos cada um deles crescendo no Senhor, para que novas perspectivas sejam abertas para eles, sejam elas naturais ou espirituais.”

“Entendo que a alfabetização é mais do que aprender a ler e escrever. É fazer com que a pessoa sinta-se um participante da sociedade”, diz Jemima Maia Cordeiro, Terapeuta Ocupacional com especialização em saúde mental, idealizadora e coordenadora do projeto, em parceria com Marcos Vilar, que além de Geógrafo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cursou Metodologia Científica na FEBRACE da Universidade de São Paulo e na MOSTRATEC pela Fundação Liberato. Sobre o projeto, Marcos também afirma: “Ele tem a função de não só alfabetizar, mas também de conscientizar os alunos da importância de serem ativos na sociedade, a fim de transformá-la.”

O diferencial e a metodologia

O mérito e o peso de um trabalho como esse não estão apenas no trabalho em si, mas sim no fato de que tudo se dará por meio da Bíblia. “Esse é o maior diferencial”, diz Jemima, que detalha ainda: “As palavras, as frases, os textos utilizados serão todos cristãos, palavras que levam vida e esperança. Tudo será feito de uma forma estimulante e motivadora.” Marcos endossa: “Associamos o método à introdução de princípios bíblicos,para termos um mecanismo efetivo de transformação social.”

Acerca do público a que o projeto é direcionado em relação à faixa etária e sexo, são homens e mulheres com cerca ou acima de 60 anos, de perfil econômico bem diversificado, sendo a maioria da classe B. “Mas os adultos interessados poderão se inscrever e participar da atividade. O convite é para toda a comunidade, não apenas para os evangélicos e/ou membros da Lagoinha”, diz Marcos. Em relação ao tempo que se levará para que se possa considerar de fato que o idoso ou a pessoa na terceira idade seja considerada alfabetizada, Jemima adianta: “Nossa meta é de seis meses, o que vai depender do desempenho de cada um” e Marcos reitera: “São seis meses de curso divididos em 3 módulos. Mas este processo vai depender da evolução da turma”.

Findada ou cumprida a meta da alfabetização, segue-se outra etapa: a do incentivo, para que todos não parem no tempo. “Incentivaremos os mesmos a não parar de estudar, a se capacitarem, a continuarem. Isso é só o começo de uma linda caminhada”, comenta Jemima. “A ideia é que a alfabetização seja apenas uma semente plantada no coração dos alunos, a fim de que eles possam buscar o conhecimento para se sentirem presentes na sociedade”, complementa Marcos.

As expectativas acerca de tudo que vai acontecer a partir do projeto Alfabetização Para Idosos do Ministério Melhor Idade são grandes e as melhores também por parte da Jemima e do Marcos. “Creio que Deus vai fazer grandes coisas. Esse projeto será um instrumento de evangelização e realização de sonhos, fazendo com que todos saiam de um lugar de vergonha e discriminação, para um lugar de honra”, diz Jemima. Marcos arremata em fé e concordância: “A expectativas de todos estão em Deus. Cremos que Ele irá transformar a realidade dessa gente.”


Fonte: Portal Lagoinha
--------------------------