quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Confrontos entre cristãos e muçulmanos causam 35 mortos na Nigéria

Os distúrbios teriam começado por questões de dinheiro. Um jogador muçulmano deitou fogo a uma mesa de bilhar de uma sala de jogos de um proprietário cristão no centro da Nigéria.

“Trinta e cinco pessoas foram mortas na sequência de violência religiosa em Tafawa Balewa na quinta-feira”, disse à AFP o chefe da polícia local, Abdulkadir Mohammed Indabawa. Na semana anterior a polícia também já tinha confirmado quatro mortes em cinco mesquitas e cinco casas que também foram incendiadas.

A violência começou com uma discussão sobre dinheiro entre um muçulmano e o proprietário cristão de uma sala de bilhar. Inicialmente um grupo de anciãos terá procurar intervir mas uma mesa de bilhar foi incendiada. “Os jovens cristãos acusaram os muçulmanos desse acto”, adiantou Indabawa.

A localidade de Tafawa Balewa já foi palco de diversos confrontos entre cristãos e muçulmanos, por estar localizada no estado de Plateau, entre a região predominante muçulmana do Norte do país e a região Sul, maioritariamente cristã. Na Nigéria tem havido vários episódios de violência, grande parte na cidade de Jos, entre grupos de muçulmanos e de cristão


Fonte: Público Pt
-------------------------