domingo, 6 de fevereiro de 2011

Insônia Espiritual

A insônia é uma patologia urbana, caracterizada pela dificuldade em ceder ao descanso, e que atinge 20% dos brasileiros. Quem sofre de insônia costuma demorar para pegar no sono, permanecendo semanas inteiras, geralmente mais de três semanas, sem conseguir dormir ininterruptamente por um mínimo de 6 horas.

Comecei a ver paralelos entre a espiritualidade e a questão do sono, e resolvi apontá-los nesse texto. A insônia gera improdutividade, e há muitos cristãos assim, cujo cérebro é ativo mas cujo currículo é inerte. Pessoas me param nas conferências onde tenho pregado para dizer que Deus lhes deu uma visão, mas que não conseguem cumpri-la. Insônia!

A insônia gera mal humor, e definitivamente nossa vida espiritual pode ser assim, sem graça e sem gosto. Ainda, o sono costuma reger as outras dimensões de nossa vida, como o trabalho, a vida familiar, a sexualidade, as decisões. Definitivamente, a vida espiritual possui essa propriedade, e pode comprometer as demais áreas quando sofremos de insônia na alma.

Meu desejo é que essas palavras ajudem você a caminhar melhor com Deus. No mínimo, espero que o texto lhe ajude a descansar melhor. A pergunta a ser respondida aqui, tanto no âmbito científico da insônia patológica, como em termos da insônia espiritual é, simplesmente: o que posso fazer para vencê-la?

Em primeiro lugar, para vencer a insônia devo tomar cuidado com a aquisição de estímulos. A cafeína seria o caso mais inconteste aqui. Quem tem dificuldades para dormir não deve beber café ou energéticos à noite; na verdade, deve evitá-los ao máximo. Estímulos luminosos, como o computador, também devem ser evitados à noite pelos que sofrem de insônia.

Há muitos cristãos que são improdutivos e errantes porque vivem em busca de estímulos. Estão atrás do culto perfeito, do milagre perfeito, do pregador perfeito, e se esquecem de simplesmente descansar nos braços de Cristo. Querem altas emoções, querem os grandes eventos, percorrem igrejas em torno da melhor onda, mas são incapazes de sentar com Jesus por alguns minutos do dia. Nessa hiperatividade insensata, perdem a oportunidade de descansar em Deus.

Segundo, os especialistas afirmam que a terapia pode ser útil em alguns casos. É muito comum que questões familiares, traumas e frustrações sejam os vilões do sono. É também comum que a insônia esteja relacionada com depressão e decepção amorosa ou profissional. Estatisticamente, mulheres de meia idade são as que mais sofrem de insônia no caso do Brasil.

Na vida espiritual também precisamos de ajuda. Aqui, a mentoria, o discipulado e o pastoreio têm o seu lugar. Alguém que sofra de insônia crônica dificilmente vencerá o problema sem o auxílio de outros. Definitivamente, funciona assim na caminhada com Deus. Andar com gente santa e idônea faz-nos mais produtivos e vivos na jornada.

Por último, o verdadeiro segredo do sono está na disciplina. É preciso controlar o que se ingere, ter vida regrada, separar bem as atividades e os pensamentos do dia. Pessoas que conseguem agir assim, em geral, conseguem também dormir.

A prática das disciplinas espirituais também outorga a garantia do equilíbrio na vida cristã. Oração, leitura bíblica, jejum, meditação, adoração, comunhão, desapego – a combinação dessas coisas faz com que descansemos. NEle, o nosso refúgio e descanso. A Ele, toda a glória.

Fonte: Pastor Mário Freitas em seu Blog
--------------------------------------