quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mulher sofre queimaduras durante ritual de libertação da Igreja Universal

Os pais da balconista Barbara da Silva Ferraz, de 19 anos, registraram nesta segunda-feira um B.O (Boletim de Ocorrência) para pedir explicações sobre um acidente que teria provocado queimaduras de segundo grau na filha, em um culto da Igreja Universal do Reino de Deus, em Brodowski.

O pedreiro Romeu Donisete Bueno Ferraz, 48, pai da jovem, diz que procurou a polícia 12 dias depois do acidente porque a igreja não explica o que aconteceu no dia do culto. Ele também questiona os motivos que teriam levado um pastor a transferir a balconista para um hospital de Itu e não da região.

"Tenho o direito de saber a verdade. Só sei aquilo que contaram até agora. Ninguém da minha família estava no culto", diz.

Barbara está internada no Hospital São Camilo de Itu, que é especializado em queimados, desde o dia 26 do mês passado. Nenhum responsável pela igreja foi encontrado nesta segunda para comentar o caso.

Ritual

Ferraz afirma que a filha é obreira da igreja e auxiliava no ritual de libertação dos fiéis, com as lâmpadas apagadas e uso de fogo em latas com álcool.

Sérgio Domingos Pereira da Silva, tio da balconista, disse que as latas em chamas formavam um corredor, no qual os fiéis passavam ao meio em busca da libertação. "Foi nesse momento que uma mulher chutou uma das latas em direção a minha sobrinha. O fogo atingiu os braços e as pernas dela", diz.

A família da obreira acredita que o chute na lata foi intencional, já que a pessoa suspeita teria alguma desavença com a vítima. Nenhum fiel da igreja quis informar o nome do suspeito aos familiares.

A moça foi levada ao pronto-socorro de Brodowski e depois transferida, a pedido de um pastor, para o hospital São Camilo, na cidade de Itu.

O pai da vítima disse que soube da transferência da filha, mas não houve nenhuma autorização formal dada ao pastor da igreja. Ele chegou a visitar a menina uma vez, graças a ajuda da prefeitura de Brodowski.

Previsão de alta

Em contato com o hospital São Camilo, em Itu, a reportagem obteve a informação que a menina permanece internada, com o quadro estável e sem qualquer complicação.

De acordo com enfermeiros, os médicos avaliam a possibilidade de dar alta ainda nesta terça-feira. "Vai depender se ela consegue tomar banho sem qualquer medicação", disse um enfermeiro, que não quis se identificar.

O delegado Ricardo Turra informou nesta segunda que vai apurar o acidente para averiguar se houve alguma irresponsabilidade por parte da igreja, ao usar fogo durante o culto.


Fonte: Jornal da Cidade
-------------------------