quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Tristeza segundo Deus

De vez em quando em nossa vida sentimo-nos inconformados com alguma coisa. De repente parece que algo anda errado e bate uma tristeza, que não entendemos bem o porquê e de onde vem. Não é bem uma tristeza pelo emprego perdido, nem pela discussão com o cônjuge, com um aborrecimento com os filhos, nem porque não se enxerga uma luz com relação a situação imigratória. É algo que incomoda e que requer de nós uma atitude! Mas o que fazer diante de uma situação como essa? Gostaria que você considerasse que Deus permite certas "tristezas" em nossas vidas que nos redirecionam para um outro lado que as vezes teimamos em não enxergar. Não que essa tristeza segundo Deus vai nos deixar pior, mal-humorado ou depressivo, porque esses são sintomas da tristeza segundo o que o mundo oferece, mas é para reescrevermos um capítulo de nossa vida que não está indo de acordo com a vontade D'Ele .

A tristeza segundo Deus é passageira. Ela não se perpetua, não vai durar meses, não é para sempre. Ela é breve. Quando nos sentimos assim, o nosso pensamento é que não vai passar, mas o tempo de Deus é diferente do nosso. O "Kairós" de Deus não é como o nosso "Chronos". É somente o tempo de nos conscientizarmos de que algo precisa ser mudado, de que há coisas que precisam ser ajustadas, de que um erro precisa ser confessado , e então as coisas começam a se ajustar e a tristeza a se dissipar porque esse era o propósito de Deus.

A tristeza segundo Deus promove arrependimento. A tristeza segundo Deus é uma mudança de mente - uma metanóia. É uma mudança de direção. Nós estávamos indo para o norte, e de repente nos sentimos inconformados em ir para o norte, e nos voltamos para o sul, e descobrimos que estamos na direção certa. É quando nos agarramos a Deus e não olhamos mais para as coisas que estavam sendo os nossos deuses. A tristeza segundo Deus gera vida. Ela não mata. Não é como a tristeza do mundo que gera morte. Se você pensa que vai morrer porque está inconformado, angustiado ou triste e não sabe o porquê, saiba que Deus já está trabalhando em seu favor. Ele quer que o seu coração se volte para Ele e então Ele vai cavalgar nas alturas em seu favor.

Portanto louve a Deus pela sua angústia, pela sua inconformidade, pela sua tristeza porque é uma oportunidade ímpar de se agarrar a Deus, de se voltar para Ele e dizer: Foi bom eu ser afligido para que aprendesse os seus mandamentos. “Sabendo vós isso que a tribulação produz perseverança...”

Pr. Aloísio (Igreja Batista Liberdade - N.Y - USA)
Fonte: Site da Igreja Batista Liberdade
----