quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Saiba mais sobre Vitaminas e Minerais

VITAMINA A - essencial para a pele, dentes, ossos e visão saudável. Necessário para o crescimento de células novas.

BETA CAROTENO - Pró-vitamina A converte-se em vitamina A à medida em que o corpo acha necessário. Essencial para manter saudáveis a pele, os cabelos, gengivas e várias glândulas. Necessário para o crescimento de novas células e tecidos saudáveis. Possui importantes propriedades antioxidantes.

Vitamina B1 (Tiamina) - Melhora a circulação e ajuda na produção do ácido clorídrico, formação sangüínea e metabolismo (queima) de carboidratos.

VITAMINA B2 (Riboflavina) - Necessária para a formação de células sanguíneas vermelhas, produção de anticorpos, respiração e crescimento das células. Importante na manutenção do sistema oftalmológico. Ajuda no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas.

VITAMINA B3 (Niacinamida) - É capaz de reduzir os níveis de colesterol, aumentar a relação HDL/LDL e ainda diminuir os níveis de triglicerídeos. É a única vitamina sintetizada dentro do cérebro.As vitaminas B3 e B, juntamente com o triptofano, são importantes para a síntese da serotonina. Os lapsos de memória podem estar associados, entre outros fatores, a baixos níveis de zinco e vitamina B3, ácido fólico, vitamina B12 e vitamina C.

VITAMINA B5 (Ácido Pantotênico) – Desempenha um papel na produção de hormônios supra-renais e na formação de anticorpos; ajuda na utilização das vitaminas e a converter gorduras, carboidratos e proteínas em energia. Sua carência produz fadiga, alteração do sono, dor de cabeça e distúrbios do comportamento, por este motivo é chamada de vitamina anti-stress.

VITAMINA B6 (Piridoxina) - Está envolvida em funções do corpo mais do que qualquer outro nutriente. Necessária na produção de ácido hidroclórico e na absorção de gorduras e proteínas. Ajuda a manter o equilíbrio de Sódio e Potássio, melhora e promove a formação de células sangüíneas vermelhas.

VITAMINA B12 - Promove a formação de células sangüíneas vermelhas. Ajuda na formação das células e na longevidade celular. Necessária para a digestão e absorção adequada dos alimentos, síntese da proteína e metabolismo de carboidratos e gorduras. Evita danos aos nervos e promove o crescimento e desenvolvimento normais. (Biotina)

VITAMINA B8 (Biotina) - Ajuda no crescimento das células, na produção dos ácidos graxos, no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas e na utilização das vitaminas do complexo –B. Quantidades suficientes são necessárias para a pele e cabelos saudáveis. Ajuda na formação das células sudoríperas, tecidos nervosos e o tutano dos ossos saudáveis.

COLINA - Necessária para transmissão nervosa, regularização da vesícula biliar e funcionamento do fígado. Minimiza o excesso de gordura no fígado, ajuda na produção de hormônio e é necessária no metabolismo da gordura e do colesterol.

ÁCIDO FÓLICO - Necessário para a produção de energia e para a formação de células sangüíneas vermelhas. Importante para a divisão e reprodução de células saudáveis. Está envolvido no metabolismo da proteína. O consumo adequado de ácido fólico em gestantes, podem reduzir os defeitos de mal formação congênita do cérebro e da medula espinhal.

INOSITOL - É vital para o crescimento dos cabelos. Ajuda a manter a elasticidade das artérias. Auxilia remover gorduras do fígado.

VITAMINA C - Necessária para o crescimento e reparação dos tecidos. Melhora o funcionamento da glândula Supra-renal; importante para gengivas saudáveis. Protege contra infecções e melhora a imunidade. A sua propriedade combate os radicais livres.

VITAMINA D - Necessária para a absorção e utilização do Cálcio e do Fósforo. Especialmente para o crescimento e o desenvolvimento normais dos ossos e dentes das crianças.Importante para ter ossos fortes.

VITAMINA E - Este suplemento melhora a circulação e repara os tecidos. Ajuda na coagulação e cicatrização, e é muito importante para o aspecto saudável e jovem da pele. Importante antioxidante.

VITAMINA K - Baixos níveis de vitamina K podem ser fator de agravação da osteoporose. Participa do metabolismo ósseo, convertendo a proteína óssea de sua forma inativa para a forma ativa. Também é necessária para unir a osteocalcina ao cálcio e ao seu depósito no osso.

BIOFLAVONÓIDES - Embora os bioflavonóides não sejam realmente vitaminas, no sentido mais estrito, são mencionados às vezes como tal.Indicados em quase todas as condições inflamatórias e alérgicas, porque parecem controlar diretamente os fatores envolvidos na inflamação e alergia. Também aumentam a efetividade e os níveis da vitamina C.

BORO - Regula o metabolismo do cálcio,fósforo, magnésio e vitamina D. É necessário ao metabolismo dos hormônios tireoidianos e, em quantidades mínimas, à absorção e assimilação do cálcio.

CÁLCIO - É um dos mais importantes mediadores intracelulares. Para que a absorção do cálcio ocorra adequadamente, deve estar presente a vitamina D. Para que o metabolismo do cálcio seja adequado nos dentes e ossos, é importante a presença do fósforo. Para que o cálcio atue promovendo a saúde cardiovascular, é necessária a presença do magnésio. A deficiência de ácido clorídrico no estômago, diminui a absorção do cálcio. Por isso, para uma ótima ionização gástrica e um máximo de absorção intestinal, é fundamental o pH gástrico fisiológico. Para que o cálcio funcione adequadamente em nosso organismo, devem estar presentes os seguintes minerais: magnésio, fósforo, boro, ferro, cobre, potássio e selênio. E as seguintes vitaminas: A,C e D. Age como anti-stress, combate a insônia, mantem ritmo cardíaco circulatório normal e previne a formação de coágulos sangüíneos.

MAGNÉSIO - É o mineral, metabolicamente falando, mais importante do organismo. Catalisa as reações enzimáticas mais importantes, juntamente com o Zinco e o Cálcio. O Magnésio é o companheiro mais importante do cálcio no metabolismo celular.É o mineral mais importante no combate ao stress. É indispensável para o bom funcionamento de músculos e do sistema nervoso. Está cronicamente deficiente nos alcoólatras e falta nos fumantes e usuários de diuréticos. É importante para manter o tônus muscular, mas é no músculo cardíaco que esta função é mais importante. Catalisador no processo de síntese da serotonina a partir do L. Triptofano. Para uma boa absorção do Magnésio são importantes as presenças dos minerais: cálcio, sódio, potássio, fósforo e vitamina C. Como o cálcio, a a cidez estomacal é fundamental para a boa ionização e absorção do magnésio.

LÍTIO - O Lítio não é um medicamento psiquiátrico, mas um nutriente cerebral que, quando deficiente, ocasiona sinais clínicos psíquicos. Ele intervem no transporte dos neurotransmissores por um efeito sedativo. O Lítio auxilia a prevenir microtrombos cerebrais, tão frequentes em pessoas com deficiência de magnésio e excesso de sódio e cálcio na dieta.

COBALTO - É parte integrante da molécula de vitamina B12. É importante para a síntese de proteínas. Pessoas vegetarianas estão mais sujeitas a ter deficiência deste mineral do que aqueles que incluem carnes e mariscos em sua dieta. Importante para o efeito anticarcinogênico.

COBRE - É um componente essencial em dezenas de sistemas enzimáticos responsáveis pela produção de energia, ação anti-radicais livres. É importante para a pigmentação da pele e do cabelo.

CROMO - Vários estudos revelam uma forte associação entre deficiência de cromo com doenças cardiovasculares e Diabetes.A suplementação de cromo tem efeito normalizador da tolerância a glicose, assim como melhora lipídeos, colesterol total e HDL, triglicerídeos.

FERRO - Entre as inúmeras funções importantes do ferro estão: o transporte ativo de oxigênio e gás carbônico pela hemoglobina e melhora o desempenho físico. Antiácidos ferro e magnésio costumam reduzir a absorção do fósforo.

IODO - É um importante mineral para a glândula tireóide. A utilização regular de algas marinhas é uma ótima forma de repor as faltas de iodo no organismo. Uma alga muito utilizada em todo o mundo como fonte de iodo é a Fucus vesiculosus. Sendo o iodo fundamental para o funcionamento da glândula tireóide, lentidão nas reações mentais, excesso de peso e falta de vitalidade podem ser indicadores da deficiência de iodo.Importante auxiliar na promoção da saúde do cabelo, das unhas, da pele e dos dentes. A su8plementação de iodo aumenta as propriedades antiinflamatórias e capacidade de cicatrização nas pessoas que a utilizam.

MANGANÊS - Quando surgiram as micro-algas azul-esverdeadas (spirulina por exemplo) que tinham o poder de decompor a água em oxigênio e hidrogênio , processo catalizado pela luz do sol, o agente catalítico do processo foi o Manganês. O Manganês foi o responsável pelo surgimento do oxigênio molecular, hoje é um dos mais importantes agentes antioxidantes na prevenção do organismo das espécies reativas do oxigênio na forma de radicais livres.

POTÁSSIO - É o íon mais importante do espaço intracelular. É o companheiro metabólico do sódio. Uma dieta rica em potássio e pobre em sódio previne a hipertensão. Uma dieta rica em potássio é muito importante na prevenção do infarto do miocárdio, pois regula o balanço hídrico do organismo. O desequilíbrio na relação sódio-potássio afeta a atividade neurológica e muscular. Importante auxiliar na síntese de proteínas. Quando elevado afeta no sentido de diminuir a função renal. Quando em excesso favorece o rápido catabolismo de proteínas. É importante para prevenir a hipoglicemia, hipertensão e retenção de líquidos no organismo.

SELÊNIO - É um antioxidante vital, principalmente quando combinado com a vitamina E. Protege o sistema imunológico. A vitamina E e o Selênio são sinérgicos, isto significa que o uso em conjunto produz uma maior eficácia do que cada um isoladamente. Tem ação de varredor de radicais livres, ação antioxidante, auxilia na manutenção da integridade de células musculares e células vermelhas do sangue, detoxificação de metais pesados, importante na produção do esperma, ajuda na prevenção e tratamento da caspa, artrite reumatóide, psoríase e eczema.

ZINCO - Indispensável para a síntese de proteínas, sua carência determina uma diminuição da imunidade celular por reduzir a atividade da nucleosídeo fosforilase, enzima essencial para a atividade dos linfócitos T. A terapia com uma suplementação tem se mostrado efetiva no tratamento da artrite, por diminuir o edema e a rigidez matinal das articulações.Isto ocorre devido a sua ação antiinflamatória. Importante para o desenvolvimento ósseo e genital. Portadores de câncer prostático têm baixos níveis de zinco.Promove a melhora dos sentidos, sendo utilizado na perda do paladar, do olfato e na degeneração macular senil. Tem efeito protetor sobre a pele e mucosas, acelera o processo de cicatrização da úlcera gástrica e aumenta o peso dos bebês, durante a gravidez.



Fonte: Aloe Vita
------------------------------