segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Saiba mais sobre: dores de cabeça

Dor de cabeça é um sintoma, não uma doença. É raro uma dor de cabeça ser o sintoma de uma doença grave, mas dores de cabeça frequentes e intensas podem ser exaustivas e afetar a vida cotidiana. A dor de cabeça mais comum é a cefaléia tensional, mas a que mais incomoda é a enxaqueca.

Existem três tipos básicos de dores de cabeça.

A dor de cabeça vascular ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam e pressionam os nervos, causando dor.

O segundo tipo é a dor de cabeça de contração muscular, que ocorre quando os músculos da face, nuca ou base do crânio ficam contraídos e pressionados. Uma dor de cabeça tensional é um exemplo de dor de cabeça de contração muscular. A enxaqueca e a dor de cabeça tensional são chamadas de primárias porque elas mesmas são a doença.

O terceiro tipo é a dor de cabeça secundária, nesses casos a dor de cabeça é o resultado de uma infecção ou aumento da pressão dentro do cérebro. As causas variam de doenças relativamente simples, como a sinusite, até doenças mais graves, como os tumores cerebrais.

Enxaquecas: causas e sintomas

Uma teoria sobre a enxaqueca é que ela é causada por uma inflamação do nervo trigêmeo, que enerva a face e o couro cabeludo. A inflamação dos ramos nervosos irrita os vasos que se dilatam. A enxaqueca também tem relação com a serotonina, por isso a enxaqueca e a depressão andam sempre juntas. As mulheres são mais propensas a enxaquecas do que os homens, e uma certa personalidade do tipo - compulsiva, perfeccionista, e voltada ao sucesso - parece ser mais suscetível a ter enxaquecas. A enxaqueca ocorre junto com a depressão e a ansiedade.

Causas

Um número de fatores físicos e emocionais podem contribuir para as enxaquecas. As enxaquecas podem ser provocadas por uma redução aguda de ingestão de cafeína ou por alergias a certas comidas ou condimentos (entre eles chocolate, café, comidas gordurosas, álcool, frutas cítricas, glutamato monossódico, e nitratos).

O estresse emocional também pode causar enxaquecas, assim como a bebida alcóolica, fumo, modificação na pressão barométrica, ou uma interrupção na rotina dos hábitos alimentares e do sono (todos os quais podem ser responsáveis pelas dores de cabeça "de fim de semana" de alguns pacientes que sofrem desse mal). Os fatores cíclicos, sazonais, ou emocionais também podem associar-se com a tendência para ter enxaquecas. Há um forte componente hereditário na enxaqueca. Muitas mulheres têm enxaquecas pré-menstruais, mostrando que a situação hormonal se associa à enxaqueca.

Sintomas

O sintoma predominante da enxaqueca é uma dor de forte intensidade, pulsátil, de um ou ambos os lados da cabeça. Palidez, transpiração, náusea, e sensibilidade à luz e ao barulho vêm junto com a dor. Uma sensação de aviso, ou aura, pode indicar uma enxaqueca chegando. Antes de começar a dor, algumas pessoas podem ver luzes brilhantes ou "estrelas cintilantes", e sensação de formigamento nos braços e nas pernas.

Enxaquecas: diagnóstico, tratamento e prevenção

Diagnóstico

As enxaquecas são diagnosticadas com dados de história, ou seja, "ouvir o paciente". O exame físico e neurológico na enxaqueca é normal. Assim, história típica e exame físico normal sugerem enxaqueca.

Tratamento

O tratamento da enxaqueca tem três fases: início da dor, dor já instalada e prevenção. Na crise aguda de enxaqueca é importante distinguir entre o início da dor e a dor já instalada. No início, a enxaqueca pode ser tratada com analgésicos e derivados do ergot. Na fase de dor instalada os analgésicos não agem tão bem. Nessa fase, os triptanos agem melhor. Entretanto, são medicamentos muito caros.

Prevenção

A prevenção de enxaqueca é possível com vários tipos de medicações. Medicamentos antidepressivos e beta bloqueadores têm sido preventivos nas enxaquecas em muitos pacientes.
O paciente deve tomar o medicamento diariamente para impedir que a dor apareça. Não se sabe exatamente como agem os medicamentos para prevenir a enxaqueca, mas eles conseguem impedir o aparecimento da dor e são indicados para os pacientes com dores muito freqüentes e intensas.

Dores de cabeça tensionais

A dor de cabeça tensional ocorre quando os músculos da face, nuca, ou da base do crânio permanecem pressionados por longos períodos de tempo. Elas são mais comuns do que a enxaqueca, porém, mais fáceis de tratar.

Causas

Uma dor de cabeça tensional normalmente ocorre depois de um acontecimento estressante ou cansaço. A tensão então é traduzida ao desconforto físico muitas vezes com contração da musculatura cervical. A dor de cabeça tensional também podem ser ocasionada por alterações nos olhos, pescoço, dentes, ou maxilar ou pela postura incorreta - especialmente quando se mantém a cabeça em um ângulo inadequado enquanto se lê, dirige, ou assiste televisão.

Sintomas

O principal sintoma dessas dores de cabeça é uma dor em pressão, que ocorre na região frontal da cabeça. Essa dor constante, porém de leve intensidade, ocorre em ambos os lados da cabeça.

Diagnósticos

A avaliação do disgnósico implica em uma revisão dos eventos que normalmente precedem as dores de cabeça, bem como um exame físico para afastar qualquer outra doença que poderia estar causando essas dores. Um exame psicológico pode ser conduzido também para detectar qualquer problema emocional que esteja contribuindo para as dores de cabeça.

Tratamento

Normalmente o tratamento começa com a eliminação da tensão ou corrigindo problemas físicos que estão causando as dores de cabeça. Os analgésicos, relaxantes musculares, e tranquilizantes podem ocasionalmente ser usados para tratar dores de cabeça de contração muscular. Além disso, medicamentos antidepressivos podem ser eficazes na prevenção de dores de cabeça naqueles indivíduos que sofrem regularmente com elas. O foco deste artigo é a dor de cabeça associada a infecções e tumores, que é caracterizada por uma sensação de pressão na cabeça.

Dores de cabeça secundárias

As dores de cabeça secundárias são sintomas de uma doença, geralmente associada a infecções e tumores. A dor de cabeça associada à sinusite é semelhante à enxaqueca, sendo do tipo pulsátil ou latejante.

Causas

Congestão e infecção nasal são provavelmente a causa principal deste tipo de dor de cabeça.
Os seios nasais se encontram dentro dos ossos faciais. Quando o muco, que normalmente flui livremente pelos seios nasais e drena abaixo da nasofaringe ou fora do nariz, não pode drenar propriamente, ele se reúne no seio nasal e causa a pressão excessiva nos tecidos circundantes, ocasionando a dor de cabeça.

Outras causas das dores de cabeça de forte intensidade incluem o aneurisma cerebral (dilatação nas artérias do cérebro) e os tumores cerebrais. O aneurisma pode não causar dor até que se rompa, entrando sangue no cérebro e comprimimdo o tecido cerebral. Tumores cerebrais aumentam a pressão dentro do cérebro, resultando numa dor de cabeça terrível e constante.
Alguém que experimenta uma crise inesperada de dor de cabeça intensa ou "a pior dor de cabeça da minha vida" deve procurar um médico imediatamente, porque pode ser um aneurisma.
A febre associada a um resfriado também pode causar dor de cabeça.

Sintomas

A dor associada aos aneurismas é muito forte e aguda e faz a pessoa procurar o médico. Nos tumores, a dor de cabeça é progressiva e vai aumentando de intensidade, sem melhora com o tratamento.

Diagnósticos

Na sinusite a história do paciente inclui febre, tosse que piora quando ele deita, entupimento do nariz, lacrimejamento. No aneurisma é uma dor muito forte que faz a pessoa procurar um médico dizendo ser a pior dor de cabeça que ela já teve. Nos tumores, a dor é progressiva e não responde ao tratamento. Os tumores causam alterações do exame neurológico e os pacientes apresentam outros sintomas, como convulsões. O diagnóstico é feito pela história, exame físico e, às vezes, exames complementares. O mais utilizado é a tomografia computadorizada.

Tratamento

As dores de cabeça associadas à infecção são tratadas de acordo com as suas causas. Aquelas causadas pela infecção nasal podem ser tratadas com analgésicos, antibióticos para acabar com a infecção, ou anti-histamínicos e descongestionantes nasais que ajudam a drenar os seios faciais.

Na dor de cabeça associada ao aneurisma, o paciente é internado para posterior cirurgia. Na cefaléia associada aos tumores cerebrais, a conduta também é cirúrgica. Tanto no aneurisma como nos tumores, a dor de cabeça não é uma doença e sim um sintoma de outra doença mais grave.

Prevenção

A prevenção destas dores de cabeça é às vezes possível se a causa for simples, como uma infecção nasal. Por exemplo, se você sofre de dores de cabeça freqüentes associadas aos seios faciais você deve deixar de fumar. Os fumantes parecem particularmente propensos a infecções nasais. A dor de cabeça inflamatória é um pouco diferente da enxaqueca e da dor de cabeça de contração muscular, mas todas as três obviamente têm isso em comum: elas são extremamente doloridas.


Fonte: HowStuffWorks Brasil
--------------------------