segunda-feira, 9 de maio de 2011

Confronto religioso mata 12 no Egito

Doze pessoas morreram e pelo menos 232 ficaram feridas em confronto religioso entre cristãos e muçulmanos no Egito. O incidente, um dos piores já registrados no país, ocorreu em Imbala, no subúrbio da capital Cairo, no final da noite de sábado. Uma igreja foi incendiada e tiros disparados.

Após a tragédia, autoridades do país anunciaram que vão reforçar a segurança em áreas religiosas e punir com ‘mão de ferro’ quem promover atos contra a segurança nacional e a liberdade de crença.

O tumulto aconteceu quando grupos de muçulmanos atacaram a igreja de Mar Mina ao crer que cristãos mantinham presa no local uma mulher que tinha se convertido ao Islã para se casar com um jovem desse credo.

Segundo a televisão pública, as declarações que algumas das testemunhas fizeram tornam impossível estabelecer quem começou o confronto e de onde procediam os disparos. Também foram lançados coquetéis molotov.

O Exército egípcio informou que 190 pessoas detidas serão apresentadas perante tribunais militares. Alguns mortos foram sepultados ontem em clima de revolta.


Fonte: EFE

------------