quinta-feira, 26 de maio de 2011

Benefícios que a cranberry traz para a saúde

Um estudo divulgado recentemente pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo diário de produtos à base de Cranberry, ao longo de um ano, reduz em 35% os casos de infecções urinárias, como a cistite causada por germes oriundos do nosso trato intestinal. Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à doença, porém ela se concentra mais nas mulheres por conta das características anatômicas femininas.

A cranberry é uma fruta pequena, de cor vermelho escuro, nativa do leste da América do Norte. Existem dois tipos do fruto cranberry: Vaccinium oxycoccos e Vaccinium macrocarpon. No Brasil a fruta é chamada de oxicoco, porém ainda é pouco popular.

Saúde Bucal

De acordo com as especialistas, a cranberry apresenta ainda propriedade de inibir a colonização bacteriana na superfície dentária. Este processo está relacionado ao desenvolvimento da placa dental e, conseqüentemente ao desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.

Colesterol

A cranberry é rica em flavonóides, como quercetina e mirecetina, que apresentam propriedades antioxidantes. Estudos demonstram que a inclusão do suco de cranberry na dieta reduz a oxidação do LDL- colesterol e promove aumento dos níveis de HDL - colesterol. Este efeito demonstra sua ação positiva na prevenção de doenças cardiovasculares, o que torna a cranberry uma fruta aliada à saúde do coração.

Envelhecimento

A cranberry é rica em antocianinas, proantocianidinas e vitamina C, que apresentam potente ação antioxidante, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento precoce da pele.

Câncer

A antocianina é um potente antioxidante presente na cranberry, que auxilia no combate aos radicais livres, moléculas altamente reativas, que quando em contato com nossas células podem ocasionar o surgimento de tumores. Estudos demonstram que o cranberry atua na prevenção, principalmente, do câncer de mama.

Úlceras Pépticas

Os casos de úlceras pépticas estão aumentando constantemente, em alguns destes, seu desenvolvimento ocorre pela infecção da bactéria Helicobacter pylori. Estudos demonstram que o suco de cranberry pode auxiliar na prevenção, pois é capaz de inibir a adesão e proliferação do H. pylori no epitélio gástrico.

Cérebro

Estudos demonstram ainda que a cranberry atua na proteção das células cerebrais contra danos causados por radicais livres e perda das funções cognitivas. Portanto, a cranberry auxilia na prevenção do Mal de Alzheimer, já que é rica em compostos bioativos que protegem contra a degeneração de neurônios.

Ácido úrico

Dados da literatura também apontam que o consumo do suco reduz a concentração urinária de ácido úrico, bem como os níveis plasmáticos, ou seja, ácido úrico sanguíneo.


Fonte: Divirta-se uai
---------------------