quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Salmos 22

Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?
Por que estás tão longe de salvar-me,
tão longe dos meus gritos de angústia?
Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes;
de noite, e não recebo alívio!
Tu, porém, és o Santo, és rei,
és o louvor de Israel.
Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança;
confiaram, e os livraste.
Clamaram a ti, e foram libertos;
em ti confiaram, e não se decepcionaram.
Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria
e objeto de desprezo do povo.
Caçoam de mim todos os que me vêem;
balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:
"Recorra ao Senhor! Que o Senhor o liberte!
Que ele o livre, já que lhe quer bem! "
Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre;
deste-me segurança junto ao seio de minha mãe.
Desde que nasci fui entregue a ti;
desde o ventre materno és o meu Deus.
Não fiques distante de mim,
pois a angústia está perto
e não há ninguém que me socorra.
Muitos touros me cercam, sim,
rodeiam-me os poderosos de Basã.
Como leão voraz rugindo escancaram a boca contra mim.
Como água me derramei,
e todos os meus ossos estão desconjuntados.
Meu coração se tornou como cera;
derreteu-se no meu íntimo.
Meu vigor secou-se como um caco de barro,
e a minha língua gruda no céu da boca;
deixaste-me no pó, à beira da morte.
Cães me rodearam!
Um bando de homens maus me cercou!
Perfuraram minhas mãos e meus pés.
Posso contar todos os meus ossos,
mas eles me encaram com desprezo.
Dividiram as minhas roupas entre si,
e tiraram sortes pelas minhas vestes.
Tu, porém, Senhor, não fiques distante!
Ó minha força, vem logo em meu socorro!
Livra-me da espada,
livra a minha vida do ataque dos cães.
Salva-me da boca dos leões,
e dos chifres dos bois selvagens.
E tu me respondeste.
Proclamarei o teu nome a meus irmãos;
na assembléia te louvarei.
Louvem-no, vocês que temem o Senhor!
Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó!
Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel!
Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito;
não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.
De ti vem o tema do meu louvor na grande assembléia;
na presença dos que te temem cumprirei os meus votos.
Os pobres comerão até ficarem satisfeitos;
queles que buscam o Senhor o louvarão!
Que vocês tenham vida longa!
Todos os confins da terra se lembrarão
e se voltarão para o Senhor,
e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,
pois do Senhor é o reino; ele governa as nações.
Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão;
haverão de ajoelhar-se diante dele
todos os que descem ao pó,
cuja vida se esvai.
A posteridade o servirá;
gerações futuras ouvirão falar do Senhor,
e a um povo que ainda não nasceu proclamarão
seus feitos de justiça,
pois ele agiu poderosamente.

-----------------------