domingo, 23 de outubro de 2011

Doenças do coração e seus drásticos efeitos

O coração recebe e bombeia o sangue para todas as veias e vasos capilaresdo corpo. Em Provérbios, recebe a designação de a sede da alma e do espírito, Pv 4: 23.

Do ponto de vista físico é uma máquina que sustenta a vida, porém, à ótica espiritual, movimenta a vida do Espírito.

Mas, quando doente, contaminado com o vírus do pecado, é visto como uma bomba-relógio que, ao detonar, provoca a morte espiritual. Vejamos três espécies de coração que a Bíblia apresenta e como chegar à cura.

Coração obstinado

A cegueira do coração e a sua determinação para o erro são aludidas nas seguintes expressões: "Tendo conhecimento de Deus não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato", Rm 1: 21. Uma das finalidades funestas do pecado é ofuscar a visão dos olhos do coração, causando a doença da cegueira espiritual. Na medida em que o coração é obscurecido, perde-se a visão da vontade de Deus e, consequentemente, ampliando-se as obras da carne, o pecado prolifera. O coração obscurecido ignora tanto a graça como o poder de Deus, tornando-os nulos em seu próprio raciocínio.

A obstinação é uma doença que anula o senso do comportamento compatível com a verdade. O sujeito obstinado é teimoso, inflexível e irredutível rumo ao pecado. Prefere não medir as consequências, embora saiba do perigo. Está sempre longe da justiça, Is 46: 12. A obstinação e o obscurecimento do coração são doenças graves. Uma cega o coração, a outra encaminha o coração para o erro.

Coração dividido

Tiago, sob a égide da inspiração, mencionou por duas vezes o "ânimo dobre". O homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos impuros. São pecadores que necessitam da limpeza do coração, Tg 1: 8; 4: 8.

Ele apresenta duas personalidades em uma. É pessoa que finge servir a Deus, porém dedica-se ao mundo; instável na sua trajetória de vida. Mostra-se com lábios amorosos, porém com coração maligno, Pv 26: 23. Tem Deus nos lábios, mas longe do coração, e do mau tesouro do coração tira o mal, Jr 12: 2; Lc 6: 45. O coração dividido demonstra frequentemente ações e reações hipócritas, isto é, uma doença que anula a graça de Deus e separa o crente dos valores espirituais.

Coração incircunciso

A circuncisão, nos tempos do Antigo Testamento, era uma intervenção cirúrgica, que consistia em cortar e retirar o excesso de prepúcio. A incircuncisão espiritual é a existência de corpo estranho no coração.

Vejamos alguns exemplos:

1) Pecado que habita em mim - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, o pecado que habita em mim, Rm 7: 18-20, 23;

2) Corpo da morte - Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?, Rm 7: 24;

3) Falsidade - O seu coração é falso; por isso serão culpados, Os 10: 2;

4) Engano e corrupção - Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Jr 17: 9;

5) Concupiscência do coração - Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seus próprios corações para desonrarem seus corpos entre si, Rm 1: 24.

Como chegar à cura

O Senhor prova o coração, efetua o diagnóstico e prescreve o remédio certo para a cura. Interiorizar a palavra, conservar o mover do Espírito Santo no âmago, andar e viver no Espírito e estar crucificado com Cristo são os recursos principais no combate ao mal do coração. Outro meio adequado é "rasgar o coração", Jl 2: 13, ou seja, buscar a restauração interior e renovação da mente. Isso representa mudança de atitude e a reconquista da sensibilidade espiritual.



Fonte: Pr João Lima Peixoto na Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil
---------------------------------------------------------------------