Ora, se fulano pode, por que eu não?
E assim, cresce a cada dia o número de pastores que desfilam pra baixo e pra cima em suas aeronaves particulares.
O que antes só era visto do lado de cá da linha do Equador (EUA), agora está cada vez mais comum nas terras tupiniquins. Ter um avião passou a ser sinônimo de estar sob a bênção e a aprovação divinas.
Quanta tolice! O que pensa o mundo acerca de nossas megalomanias?
Um desses líderes (Renê Terra Nova) que acaba de adquirir um jato, afirmou em uma mensagem recente:
"Somos entre os quinhentos homens mais bem-sucedidos do Brasil que possuem um jato. A visão desatou novos líderes e milionários. Pastores e líderes que possuem casa, patrimônio, empresas e templos acima de milhões, o que fez ministérios e líderes milionários. Sabe por quê? Deixamos de ser tímidos, saímos dos decretos de morte e entramos no decreto de vida. Por isso, estamos ousando conquistar no sobrenatural."
Que credibilidade teremos para pregar o Evangelho da Graça e do Reino de Deus, se nos prostramos ante a Mamom? Estou corado de vergonha.
Nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, almejou tanto luxo. Poderiam ao menos ser discretos. Mas em vez disso, sentem a necessidade de ostentar.
Qual será o próximo sonho de consumo dos mega-pastores? Um transatlântico?
E o que mais me incomoda é saber que a maioria deles prega pra gente muito humilde, que mal consegue adquirir um carro usado. É o dinheiro dessa gente humilde que sustenta a megalomania dos seus líderes.
Lembremos que o sonho de Ícarus tornou-se no seu maior pesadelo. Um dia as asas derretem...
Lembremos que o sonho de Ícarus tornou-se no seu maior pesadelo. Um dia as asas derretem...
O mito de Ícarus encontra paralelo no Oráculo de Deus acerca do Rei da Babilônia:
"Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono (...) Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo. Mas serás levado à cova, ao mais profundo do abismo" (Is.14:13a,14-15).
Que Deus levante em nossos dias uma geração de líderes segundo o Seu coração, que não se corrompam com as ofertas do Mundo, mas que sejam verdadeiros agentes transformadores do Reino.