sábado, 19 de setembro de 2009

Facetas do Crente

CRENTE HIPÓCRITA: aquele que faz tudo às escondidas, mas que adora dar palpite na vida alheia.

CRENTE ARROGANTE: aquele que se acha o bonzão, o melhor de todos só porque é crente, enquanto que para ele o restante da humanidade é um lixo pelo simples fato de não ter a mesma vida que ele. Costuma fazer pregações para os “mundanos” com um tom de superioridade, além de ameaçá-los com o fogo do inferno.

CRENTE INTROMETIDO: aquele que vê os erros dos outros (ou simplesmente idéias diferentes das dele) e já corre lá para dar um sermão na pessoa.

CRENTE “QUENTE”: é aquele tipo que tem fogo nas partes íntimas e vive com os hormônios à flor da pele. Às vezes dá uma escapadinha para amenizar o fogo. Existem tipos como este que, além disso, dão em cima de pessoas casadas, de pessoas que namoram, etc.

CRENTE PASSA-FOME: é o tipo de crente que não rejeita uma boquinha na casa do irmão ou da irmã. Geralmente essa espécie costuma aparecer nos horários do café da manhã, no almoço, ou do jantar. Não precisa nem oferecer, basta ver algo na mesa e solta: - Nossa, irmão(a) isso parece gostoso.

CRENTE “SILVIO SANTOS”: aquele que adora dar dinheiro na igreja. Faz questão de todo mês dar 10% para a igreja (dízimo), além de dar uma oferta bem gorda em todos os cultos. Alguns tipos como estes podem chegar a vender suas propriedades, como casas, terrenos e carros ou doá-los para o pastor, para a obra do Senhor. Só falta jogar aviõezinhos de notas de R$50,00 em direção ao pastor.

CRENTE “SATANÁS”: aquele que bota a culpa de tudo no capeta. Qualquer deslize que comete ou que algum amigo crente faça, ele diz que foi o capeta que usou a pessoa em fez de assumir as fraquezas humanas.

CRENTE “JUÍZO FINAL”: aquele que toda vez que vai pregar, ameaça as pessoas com o fogo do inferno. Em determinados casos, até deseja que estas pessoas vão para o inferno só porque não tem a vida cheia de proibições que eles têm.

CRENTE MORALISTA: aquele que diz que tudo é pecado. Até mesmo coisas simples como se depilar, cortar o cabelo, ver TV, etc. Quando o “pecado” é de cunho sexual, para ele é o fim do mundo: da sermão na pessoa, chama a pessoa de pervertida e vomita aquele monte versículos para “orientar a pessoa”.

CRENTE “TAPADOR DE SOL COM PENEIRA”: aquele que sabe que dentro da igreja existem muitos erros, mas não aceita de maneira alguma que falem disso. Geralmente esse tipo fica muito nervoso quando falam dos podres da igreja e tenta de todas as maneiras justificar.

CRENTE PLAYBOY / PATTY: aquele que é crente e tem uma avantajada condição financeira, mas faz questão de se espelhar em algumas personalidades de comportamentos “mundanos” (conhecidos como playboys e patricinhas), ostentando seu carro importado e jogando lama ao passar do lados dos “irmãos” menos favorecidos, sem ao menos dar uma caroninha para eles na chuva.

CRENTE “ESPERANDO UM VARÃO (A)”: tipo de crente que não vê a hora de casar. A maioria casa-se muito jovem para não correr o risco de praticar fornicação antes do matrimônio. Em média com 17 a 19 anos estão se casando, mesmo sem condições psicológicas e financeiras para arcar com as responsabilidades da vida de casados.

CRENTE ALIENADO: aquele tipo que não questionam nada do que o pastor diz, com medo de ser castigado por Deus, devido a "duvidar da palavra". Alguns ficam tão alienados que chegam pregando para todo mundo que encontram (sendo muito inconvenientes). Outros são quase zumbis pois não conseguem debater assuntos religiosos sem vomitar aquele monte de versículos bíblicos, parecendo robozinhos programados para esta finalidade.

CRENTE “RAIMUNDO”: com um pé na igreja e outro no “mundo”. De vez em quando dá uma voltinha no mundo e adora ir pra balada com os amigos e tomar aquela gelada.

CRENTES “TUDO ME É LÍCITO”: é o tipo de crente que quando questionado por seus amigos mundanos sobre as proibições da igreja, fica com vergonha de dizer que concorda com aquelas baboseiras e solta o famoso versículo: “tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”. As vezes até finge não concordar com aquelas regras todas, só para não passar vergonha na frente de seus amigos.

CRENTE PEGADOR: aquele que já ficou com todas as “minas” da igreja. Esse tipo é muito freqüente no meio da atual mocidade evangélica, onde o costume de ficar virou moda. O crente pegador adora ir para um retiro ou para um encontro de jovens só para poder dar o bote nas irmãzinhas.

CRENTE RICARDÃO: aquele que peca com as “irmãzinhas” casadas, e depois encontra o maridão das mesmas na igreja e o cumprimenta com a “paz do Senhor”.

CRENTE BACANA: aquele que segue sua religião, mas não se intromete na vida alheia, não dá sermões e não fica fazendo julgamento da pessoas. Infelizmente está em extinção!

CRENTE TROGODITA: aquele que por achar que tudo é vaidade acaba descuidando muito da aparência, e em alguns casos se descuida até das condições básicas de higiene.

CRENTE SAIÚDA: aquela que só se veste com saião, devido aos pastores dizerem que é pecado as mulheres usarem calças. Este tipo ainda, deixa de cortar as pontas dos cabelos e também não faz uso de acessórios de beleza como brincos, anéis, pulseiras, etc.

CRENTE “CAIXA DE SOM”: aquele que quando vai pregar grita tanto, que deixa o pessoal da igreja e a vizinhança atordoados.

CRENTE FOFOQUEIRO: um tipo de crente muito comum. Adora compartilhar com os amigos de igreja os fatos que vêm acontecendo na vida alheia. Em muitos casos inventam mentiras e fazem questão de espalhá-las para denegrir os outros. O fuxico acaba correndo de boca em boca pela igreja, transformando-se em uma bola de neve.

CRENTE GRETCHEN: aquela que adora rebolar quando sai andando para ir ao banheiro no meio do culto. Nessa hora muitos dos jovens da mocidade param de prestar a atenção na pregação e passam a se concentrar neste traseiro rebolativo. Algumas fazem questão de colocar um saião bem justo para realçar suas formas.

CRENTE INVEJOSO: aquele que fica se contorcendo de inveja por querer ter algo que alguém tem, ou por não querer que os outros tenham. Acontece muito dentro das igrejas, onde determinadas pessoas sentem invejas dos cargos ocupados por outros, dos namorados que os outros tem, dos bens materiais, etc. Geralmente o crente invejoso, vive a falar mal da “vítima” para os demais “irmãos” da igreja.

CRENTE REVOLTADO: aquele que além de se achar o dono da verdade, leu esse texto e ficou muito bravo por falarem as verdades de certos tipos de pessoas que existem nas igrejas. Uma ou mais destas personalidades por ser a dele.

Fonte: http://jrgrita.blig.ig.com.br/