terça-feira, 8 de setembro de 2009

Confissão de Pecados aos Líderes

A confissão de pecados ao líder, pastor, padre ou discipulador é uma grande heresia. Onde está a base bíblica para essa doutrina??

Pense: não pertencemos ao catolicismo. Isso parece a doutrina católico romana da confissão auricular. Muitas igrejas se utilizam dessas doutrinas para poder melhor dominar e controlar a vida das suas ovelhas.

Muitas pessoas tem suas vidas arruinada por esta prática, é muito comum o caso confessado virar tema do sermão dos cultos, posso testemunhar que fui vitima dessa atitude maligna. Para alguns líderes é uma ferramenta para humilhar e manter os membros em submissão.

Algumas igrejas orientam as pessoas a confessarem seus pecados aos pastores ou lideres para que eles liberem a “benção do perdão”. Infelizmente há uma velha frase utilizada para coagir as ovelhas:

“Não deixe o Diabo saber mais da sua vida que seu líder”. (heresia pura misturada com psicopatia).

Veja o que a bíblia diz no texto de Tiago:

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sejam curados. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos". Tg.5:16

No texto de Tiago está muito claro que a confissão serve pra que sejamos curados, ou seja: pessoas cometeram erros e elas mesmas não se perdoam, por isso sentem necessidade de confessar para alguém, de preferência um crente sensato e conhecedor da Palavra e não a um fanático cheio de justiça própria que irá te expor na primeira oportunidade. O texto de Tiago fala sobre perdoar o irmão que pecar contra nós. Tiago está exortando a igreja à reconciliação e ao perdão mútuo. Observe, que antes dele falar em cura, ele fala em oração "orai uns pelos outros para serem curados” é a ação divina em resposta a oração que cura e restaura, física e espiritualmente e não a confissão auricular.

Somente a Deus devemos confessar nossos pecados. Se Deus lança nossos pecados nas profundezas do mar para jamais ter lembranças deles por que o líder tem que viver lembrando seus pecados?

O conceito da confissão dos pecados a um líder ou sacerdote não é ensinado em lugar algum das Escrituras. Primeiro, o Novo Testamento não ensina que deve haver sacerdotes na Nova Aliança. Ao invés disso, o Novo Testamento ensina que todos os crentes são sacerdotes. O texto de 1 Pedro 2:5-9 descreve os crentes como “sacerdócio santo” e “sacerdócio real”. Em Apocalipse 1:5 e 5:10 descrevem os crentes como “reino e sacerdotes”. Na Antiga Aliança, os fiéis tinham que se aproximar de Deus através dos sacerdotes. Os sacerdotes eram mediadores entre o povo e Deus. Os sacerdotes ofereciam sacrifícios a Deus em favor das pessoas. Isso não é mais necessário. Por causa do sacrifício de Jesus, nós podemos agora nos aproximar do trono de Deus com confiança (Hebreus 4:16). O partir em dois do véu do templo na morte de Jesus foi o simbolismo de que o muro entre Deus e a humanidade havia sido destruído.

Nós podemos nos aproximar de Deus diretamente, nós mesmos, sem o uso de um mediador humano. Por quê? Porque Jesus Cristo é o nosso sumo sacerdote (Hebreus 4:14-15;10:21), e o único mediador entre nós e Deus (1 Timóteo 2:15). O Novo Testamento ensina que deve haver anciãos (1 Timóteo 2:15), diáconos (1 Timóteo 3), bispos (Tito 1:6-9) e pastores (Efésios 4:11) – mas não sacerdotes.

A bíblia diz que devemos confessar nossos pecados a Deus:

“Mas se lhe confessarmos os nossos pecados, podemos confiar que ele nos perdoa e nos purifica de toda a injustiça”. (1 João 1:9). Não precisamos de mediadores entre nós e Deus. Podemos nos achegar a Deus diretamente por causa do sacrifício de Jesus por nós.

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (1 Timóteo 2:5)